Publicidade
Manaus
Manaus

Mais duas Farmácias Gratuitas serão inauguradas em Manaus

O objetivo das Farmácias Gratuitas é facilitar o acesso da população aos itens da chamada farmácia básica 06/05/2012 às 17:57
Show 1
Segundo o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, a unidade do V-8 está posicionada num importante corredor viário, por onde passa um grande número de linhas de ônibus
acritica.com Manaus

A partir desta segunda-feira (7), mais duas unidades do Programa Farmácia Gratuita começam a funcionar em Manaus. Com essa inauguração amplia de três para cinco o número de farmácias do gênero existentes na cidade, com dispensação gratuita de medicamentos. As novas unidades vão funcionar no bairro da Compensa I, zona Oeste e no V-8, na zona Centro-Sul.

Lançado em março de 2010, o Programa Farmácia Gratuita já realizou 615.336 atendimentos, até abril deste ano, garantindo a dispensação de 24.130.034 unidades de medicamentos. Cada uma das novas unidades tem capacidade para realizar 50 mil atendimentos/mês, informa o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.

O objetivo das Farmácias Gratuitas é facilitar o acesso da população aos itens da chamada farmácia básica. As três primeiras unidades do Programa foram instaladas em terminais de ônibus, para beneficiar o expressivo número de pessoas que circula nesses locais, fazendo a troca entre coletivos.

Segundo o secretário, a meta para este ano é implantar mais 5 Farmácias Gratuitas.

Nas unidades do Programa Farmácia Gratuita a população tem acesso a 96 itens de medicamentos, entre antibióticos, analgésicos, antitérmicos, anti-inflamatórios, antiasmáticos, anti-helmínticos (para verme), antibacterianos, antimicóticos, para controle de hipertensão e diabetes, anticoncepcionais e os medicamentos de saúde mental, como anticonvulsivos, antidepressivos, remédios para Mal de Parkinson, entre outros, além de seringa para os pacientes diabéticos que fazem tratamento com insulina.

O cidadão tem à sua disposição um farmacêutico e uma equipe de técnicos que, além de auxiliar na dispensação, orientam sobre o uso correto dos medicamentos.

As farmácias estão interligadas on-line com a Central de Medicamentos do Município, que funciona no bairro do Planalto, zona Centro-Oeste da cidade. Essa interligação, explica Deodato, permite um monitoramento preciso dos estoques de medicamentos, para garantir a eficiência do abastecimento de cada unidade do programa.

Para retirar o medicamento na Farmácia Gratuita é preciso apresentar apenas a receita expedida por médico credenciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A receita precisa conter: nome completo do paciente, medicamento prescrito com o nome genérico (não pode ser o nome comercial), forma farmacêutica, dosagem e modo de usar; carimbo do médico/prescritor e número da inscrição no Conselho Regional; assinatura do médico/prescritor e data de emissão da receita. A receita precisa estar dentro do prazo de validade: 14 dias para antibióticos; 90 dias para medicamentos de uso contínuo; 30 dias para os demais medicamentos do elenco básico.

Confira os endereços das Farmácias Gratuitas:

Zona Oeste
Av. Brasil, s/n - Compensa I (próximo ao PAC - Pronto Atendimento ao Cidadão)

Zona Centro-Sul
Av. Efigênio Sales, s/n 

Zona Norte
Av. Noel Nutels, s/n, na Cidade Nova - Terminal 3

Zona Leste
Av. Camapuã, Jorge Teixeira (prox. à Bola do Produtor) - Terminal 4

Alameda Cosme Ferreira c/ Grande Circular, no São José - Terminal 5