Publicidade
Manaus
Manaus

Manaus Ambiental: Vazamento de água em árvore é consertado

Buraco em adutora de 100mm ocasionou a falha pela qual água jorrava pelo tronco do oitizeiro. O serviço foi concluído com apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) 21/12/2012 às 08:41
Show 1
Raiz do oitizeiro rompeu adutora e deu origem ao vazamento pelo tronco
Náferson Cruz ---

Após avaliações feitas por técnicos da concessionária Manaus Ambiental na árvore, do espécime oitizeiro, que está jorrando água pelo tronco, constatou-se que o fenômeno aconteceu por conta de uma adutora de 100 milímetros de ferro, com mais de 60 anos e que estava fixada abaixo da raiz da árvore, plantada na esquina das ruas  Joaquim Nabuco e Huascar de Figueiredo, no Centro.

De acordo com os técnicos, o oitizeiro cresceu por cima da adutora e a força das raízes a romperam, o que ocasionou o vazamento. A Manaus Ambiental informou que o serviço foi concluído com a vedação do vazamento, que teve o apoio de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) não causando nenhum dano a arvore.

O diretor de arborização e paisagismo da Semmas, Heitor Liberato, destacou que o oitizeiro com mais de 50 anos, compõe um dos conjuntos arbóreos mais tradicionais da cidade. Se continuasse, o vazamento poderia comprometer a saúde e estabilidade da planta.

Ainda no local, de acordo com a Semmas, foram constatadas outras irregularidades, a exemplo de uma barraca de ambulante acorrentada à árvore e uma placa de madeira afixada com pregos, que foram retirados.