Publicidade
Manaus
Manaus

Manaus ganha novos postos de vacinação contra Influenza esta semana

Nos últimos dias da Campanha de Vacinação contra a Influenza, postos funcionarão, inclusive, durante a noite 21/05/2012 às 08:09
Show 1
Idosos compõem um dos grupos prioritários, junto de gestantes e crianças de 6 meses a menores de 2 anos
jornal a crítica Manaus

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe), que termina na próxima sexta-feira (25), terá reforço nos postode vacinação esta semana. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) o número de postos de atendimento montados em pontos estratégicos e em horários alternativos, para facilitar o acesso dos grupos populacionais definidos como público-alvo da campanha, aumentou.

Além do atendimento que está sendo feito, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas da rede municipal; e nos Centros de Atendimento Integral à Criança (CAICs), Centros de Atendimento à Melhor Idade (CAIMIs), da rede estadual, esta semana a vacina pode ser encontrada em mais oito postos extras, informa o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato.

Quatro desses postos funcionarão à noite, das 18h às 21h, nos supermercados DB e Carrefour da av. Umberto Calderaro (antiga Paraíba); no hall do Stúdio 5 Festival Mall; e na loja Bemol do Amazonas Shopping.

No Parque Municipal do Idoso, na zona Centro-Sul, também haverá vacinação, das 8h às 16h. Na Zona Norte da cidade, haverá equipes de vacinadores atendendo das 9h às 17h, nos supermercados DB e Carrefour e no Centro de Convivência da Família, todos localizados na avenida Noel Nutels, na Cidade Nova.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 5 deste mês. Até a última sexta-feira, 125.909 mil pessoas já haviam sido imunizadas em Manaus, incluindo idosos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, indígenas e trabalhadores da saúde. Na capital do Amazonas,  a previsão é de que serão imunizadas, aproximadamente, 180 mil pessoas.

Terceira idade
Idosos acamados, que não podem ir a um posto de vacinação para receber a proteção contra a Influenza, têm a alternativa de solicitar à ida de um vacinador da Semsa a sua casa.

O pedido pode ser feito por meio do telefone 0800-280-8280. A gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Kassia Véras, explica que os Distritos de Saúde já estão realizando o atendimento domiciliar e que mais da metade das solicitações já foi atendida.

“Quem ligou para o 0800 e ainda não recebeu a visita do vacinador não deve se preocupar, porque todos os pedidos serão atendidos”, disse a enfermeira.

Critérios para visita do vacinador
A central 0800-280-8280 funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) alerta que é muito importante que as famílias sejam criteriosas e só façam a solicitação do serviço nos casos em que o idoso esteja realmente impossibilitado de comparecer à unidade de saúde para receber a vacina.

Para agendar a vacinação do idoso acamado, a pessoa que ligar deverá fornecer, além do próprio nome e CPF, as seguintes informações sobre o idoso: nome, número de documento de identidade e endereço completo (se possível, com indicação de pontos de referência). É necessário informar, também, o problema de saúde do acamado.

Aposentados
Nesta segunda (21), o Fundo Único de Previdência do Município de Manaus (Manausprev) vai realizar a campanha de vacinação de 3,5 mil aposentados e 1,1 mil pensionistas contra a Influenza (H1N1), na sede da entidade, localizada na rua Rio Jutaí, 527, conjunto Vieiralves, Adrianópolis, Zona Centro-Sul, a partir da 8h.