Publicidade
Manaus
Manaus

"Manaus Mais Verde" recupera área invadida no Tarumã

O local que foi invadido ilegalmente recebeu mudas de 12 espécies nativas da Amazônia, entre florestais e frutíferas, que ajudarão no processo de regeneração da vegetação que havia na área 12/04/2012 às 17:05
Show 1
Área do Tarumã sendo recuperada pelo programa Manaus Mais Verde
acritica.com Manaus

No último dia 06 de fevereiro, a prefeitura de Manaus conseguiu, por meio da justiça, retirar 28 barracos que estavam de forma ilegal numa área de aproximadamente 200 metros de comprimento, em um passeio público na lateral estrada do Tarumã. Na manhã desta quinta-feira (12), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) fez o plantio de 490 mudas nesta área degradada.

O local recebeu mudas de 12 espécies nativas da Amazônia, entre florestais e frutíferas, que ajudarão no processo de regeneração da vegetação que havia na área. O replantio de áreas degradadas é uma das ações do Programa Manaus Mais Verde, da Prefeitura de Manaus.

De acordo com o diretor de Arborização da Semmas, Heitor Liberato, além do plantio, será feito também na área um trabalho de recomposição do solo, com a colocação de camadas de composto orgânico em toda o terreno. Segundo ele, o objetivo é enriquecer e recuperar o solo, facilitando o desenvolvimento das mudas plantadas e ajudar a regeneração natural daquele solo onde certamente existem sementes esperando germinar.

Foram plantadas mudas de andiroba, seringueira, cumaru, castanheiras, açaizeiro, bacaba, biribá, fruta-pão, jatobá, ingazeira e cupuaçu.

O replantio em áreas degradadas é feito em paralelo ao trabalho de combate às invasões de terra realizado pela Semmas.

Desde 2009 até agora, a Prefeitura de Manaus atuou em121 invasões que foram impedidas de acontecer, nas mais diversas áreas da cidade.