Publicidade
Manaus
Manaus

Manaus será sede do Intercom Norte e Intercom Nacional

Em 2013, a cidade sediará dois dos maiores congressos da área no Brasil: o Intercom Norte e o Intercom Nacional 01/06/2012 às 08:40
Show 1
A vice-presidente do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Marialva Barbosa, acompanhou apresentação no boi Garantido, durante evento na Ufam
Jornal A Crítica Manaus

Em 2013, Manaus será o ponto de encontro dos principais pesquisadores e profissionais da área de comunicação. A cidade sediará os dois maiores congressos da área no próximo ano: o 11º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte), em maio, e o 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional), em setembro. Os dois eventos devem reunir cerca de 4 mil pessoas para debater questões relacionadas ao jornalismo, publicidade, relações públicas, rádio e TV e cinema e audiovisual.

Os eventos são realizados pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que há 35 anos realiza seus congressos em diferentes Estados. “A Intercom não tem fins lucrativos e seu objetivo é estimular o desenvolvimento da produção científica entre mestres, doutores e alunos, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam”, explica a vice-presidente da Intercom, Marialva Barbosa.

De acordo com a dirigente, os eventos da Intercom trarão a Manaus os maiores nomes da comunicação do Brasil e do mundo. “Teremos um colóquio binacional Brasil e Alemanha, reuniremos os principais grupos de pesquisa do País, premiaremos os melhores alunos de comunicação do Brasil e estamos com a intenção de trazer Gabriel García Marques como principal convidado”, adianta Marialva Barbosa.

Premiados

Na última edição do Intercom Norte, realizado em Palmas, de 17 a 19 de maio, os estudantes de comunicação do Amazonas ganharam 21 prêmios, fazendo do Estado o mais premiado da região. “Participar dos congressos é uma experiência única, pois pude conhecer os trabalhos de alunos de outras instituições do Norte, aprender muito nos debates e ainda ganhamos 11 prêmios para o nosso curso”, conta o acadêmico de jornalismo da Ufam, Huylame Bruce.

Em 2013, o Intercom Norte será sediado pela Faculdade Martha Falcão (FMF), e o Intercom Nacional, pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Um evento com a participação de 800 estudantes e professores de comunicação do Amazonas marcou o lançamento dos congressos, no dia 21 de maio, no auditório Eulálio Chaves da Ufam. “Sabemos das dificuldades de organizar um evento no Amazonas, mas nos colocamos à disposição para que o Intercom seja um dos melhores já realizados”, disse a reitora da Ufam, Márcia Perales.

O lançamento contou com a participação de acadêmicos e professores das sete instituições de ensino de Manaus. “Os legados que queremos são o adensamento da nossa produção científica e experimental, para deixar a posição de região com menor produção no campo da comunicação no país”, explica o coordenador local do Intercom 2013, Allan Rodrigues.