Publicidade
Manaus
Manaus

Manaus tem apenas um bombeiro para cada 4,6 mil habitantes

A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda um bombeiro para cada grupo de mil pessoas 10/11/2012 às 16:00
Show 1
O número de bombeiros em Manau ainda é menor que o indicado pela ONU
Náferson Cruz Manaus

Quem já precisou de bombeiro e teve de aguardar a chegada da ajuda que é considerada de urgência, sabe bem o drama que isso representa. A morosidade no atendimento, com exceção das áreas próximas às unidades do Corpo de Bombeiros, tem uma explicação: Manaus tem um bombeiro para cada 4,6 mil habitantes, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda um para cada grupo de mil pessoas.

A situação fica mais preocupante se for levado em conta o número referente à população dos outros 61 municípios que compõem o Estado. Essa população de pouco mais de 2 milhões habitantes é atendida por 140 bombeiros - média de um profissional da corporação para cada grupo de 14,2 mil pessoas.

Vale ressaltar que a corporação é uma instituição “chave” para Copa de 2014, que prevê o dobro da demanda de atendimentos em todas as esferas públicas. Entre as medidas propostas pelo Corpo de Bombeiros para reduzir o tempo médio de resposta nas ocorrências, está na construção de três postos de atendimento operacional, além do aumento do efetivo da corporação, de 540 atuais, para 1,3 mil bombeiros em todo o Estado até 2014.

A íntegra deste conteúdo está disponível na vesão impressa e para assinantes.