Publicidade
Manaus
PLANEJAMENTO

Manaus terá pelo menos 13 feriados e cinco deles serão prolongados em 2018

Os meses de outubro e novembro são os que concentram mais feriados. Em outubro, o dia de Nossa Senhora Aparecida (12) cai numa sexta-feira 21/01/2018 às 08:46 - Atualizado em 21/01/2018 às 08:53
Show foto 4444
Dá para aproveitar os feriadões e programar passeios e até viagens curtas (Foto: Evandro Seixas)
Juan Costa Manaus (AM)

Começo de ano, final de férias e o pensamento em recomeçar mais uma etapa chega com um pensamento recorrente e, para alguns, inevitável: quando vai ter feriado? Em 2018, de acordo com dados do Ministério do Planejamento e publicada no Diário Oficial da União (DOU), serão cinco pontos facultativos e 13 feriados, cinco deles prolongados: o Dia da Independência, em 7 de setembro, o feriado de Nossa Senhora de Aparecida, em 12 de outubro, e Finados, 2 de novembro, cairão em segundas e sextas-feiras, emendando no fim de semana.

Em Manaus, o primeiro período prolongado de folgas está bem aí: começa logo na terça-feira de Carnaval, emendando com a quarta-feira de cinzas (ponto facultativo). Em março, o feriado da Paixão de Cristo será no dia 30, uma sexta. Em abril, o feriado de Tiradentes (21) cairá num sábado. O mês de maio contará com dois feriados: um no dia 1º de maio (terça-feira), em homenagem ao Dia Mundial do Trabalho e outro no dia 31 de maio (quinta-feira), dia de Corpus Christi. Esse último com ponto facultativo na sexta-feira (1).

Após três meses de intervalo, setembro trará os próximos feriados. Em todo o Amazonas, no dia 5 de setembro (quarta-feira) se comemora a Elevação do Amazonas à Categoria de Província e, no dia 7 de setembro (sexta-feira), a Independência do Brasil. O dia 6 de setembro será ponto facultativo.

Outubro e novembro

Mas são os meses de outubro e novembro os que concentram mais feriados. Em outubro, o dia de Nossa Senhora Aparecida (12) cai numa sexta-feira. Em Manaus, teremos também a comemoração do aniversário de Manaus, no dia 24 (quarta) e no dia 28 (domingo) será o dia do servidor público, que também deverá ter ponto facultativo.

Em novembro, o dia de Finados (2) cairá numa sexta-feira e, no dia 15 (quinta-feira), será comemorada a Proclamação da República, com o dia da Consciência Negra (20) logo em seguida, em uma terça-feira.

Em dezembro, o dia de Nossa Senhora da Conceição (8), padroeira do Amazonas, cairá em um sábado. O Natal (25) será em uma terça-feira.

Maior concentração

Os meses de outubro e novembro são os que concentram mais feriados. Em outubro, o dia de Nossa Senhora Aparecida (12) cai numa sexta-feira. O aniversário de Manaus, no dia 24, cairá numa quarta. Em novembro, o dia de Finados (2) cairá numa sexta-feira e, dia 15, em uma quinta-feira.

Publicidade
Publicidade