Publicidade
Manaus
Tempo

Manaus terá tempo claro e parcialmente nublado neste domingo de eleição

De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia, a temperatura mínima na capital amazonense será de 25ºC, e a máxima de 34ºC. A umidade relativa do ar pode variar entre 45% e 90% 06/08/2017 às 07:33
Show aaaaaaaaaaaa
(Foto: Euzivaldo Queiroz)
Silane Souza Manaus (AM)

Tempo claro e parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas. Este é o cenário previsto pela meteorologia para Manaus e que deve marcar o domingo de eleição suplementar. De acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a temperatura mínima na capital amazonense será de 25ºC, e a máxima de 34ºC. A umidade relativa do ar pode variar entre 45% e 90%.

Conforme o meteorologista Lucas Mendes, da Divisão de Meteorologia do Centro Regional do Sipam em Manaus, os prognósticos indicam predomínio de céu fechado e possibilidade de ocorrerem pancadas de chuva no extremo Norte do Estado.

“Na região que compreende os municípios de Japurá, Tefé, Parintins, Itacoatiara, Novo Aripuanã, Manaus e entorno a previsão indica céu claro variando a parcialmente nublado, com possibilidade de ocorrerem rápidas pancadas de chuva no período da tarde”, destacou.

Nas demais regiões do Estado, a previsão indica sol aparecendo entre poucas nuvens e sem previsão de chuvas, condição favorecida pela atuação de uma massa de ar quente e seco.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê mais nebulosidade e com chance de chuva em áreas isoladas no fim do dia, no extremo Norte, além do Noroeste do Estado (região do Alto Rio Negro).

O chefe do 1º Distrito de Meteorologia AM/AC/RR, Gustavo Ribeiro, disse que “por estarmos em plena estação menos chuvosa, o ‘popular Verão Amazônico’, a previsão indica tempo seco com poucas nuvens e temperaturas altas em praticamente todo Estado do Amazonas no domingo”.

A eleição suplementar para o Governo do Amazonas acontecerá neste domingo em todo o Estado.

O pleito definirá o novo chefe do Poder Executivo Estadual com mandato até o fim de 2018, e foi autorizado depois que Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 4 de maio deste ano, por 5 a 2, decidiu pela cassação de José Melo (PROS) e do seu vice, Henrique Oliveira (Solidariedade), que na época ocupavam os cargos de governador e vice-governador, respectivamente. A acusação contra a chapa foi de compra de votos nas eleições de 2014.

Destaque

O meteorologista Gustavo Ribeiro explica que o Amazonas está no período de transição entre o popular “inverno amazônico” e “verão amazônico” e é comum haver dias secos, com poucas nuvens e com temperaturas altas, mas também dias com bastante nebulosidade, chuva e temperaturas mais amenas. Então, sair de casa neste domingo é fundamental levar uma garrafa de água, guarda-sol e protetor solar para se proteger do sol ou da chuva e se manter saudável.

Eleição

O transporte coletivo em Manaus vai funcionar normalmente com frota de dia útil neste domingo para atender a população durante a eleição suplementar para o Governo do Estado, mas não haverá gratuidade para os usuários, como em eleições anteriores.

O motivo é um ofício encaminhado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) cobrando uma dívida da eleição de 2014 no valor de R$ 6,5 milhões, que não teria sido paga ela Prefeitura Municipal de Manaus.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos não informou o número exato de ônibus que vão circular durante todo o pleito, mas disse que vai acompanhar o fluxo de passageiros ao longo de todo o dia, principalmente nos horário de maior movimentação de eleitores nos terminais de ônibus. O objetivo é garantir que os mesmos se desloquem sem dificuldades aos locais de votação.