Publicidade
Manaus
Manaus

Manaus terá terceiro LIRAa de 2012, para monitorar as áreas com maior presença do mosquito da dengue

A Secretária Municipal de Saúde (Semsa) destacará 197 agentes de endemias para as atividades do segundo LIRAa do ano 29/06/2012 às 15:22
Show 1
As ações da operação de " Combate à Dengue" serão intensificadas nas áreas onde o LIRAa registra maior presença do Aedes aegypti
acritica.com Manaus

A Prefeitura de Manaus realiza, no período de 02 a 13 de julho, o terceiro Levantamento o Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2012.

A Secretária Municipal de Saúde (Semsa) destacará 197 agentes de endemias para as atividades do segundo LIRAa do ano. Além de apontar as áreas da cidade com maior índice de infestação do mosquito da dengue, o levantamento também permite identificar os principais tipos de criadouros que estão favorecendo a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Na zona Leste de Manaus, as atividades do LIRAa terão início pelos bairros do Mauazinho, Puraquequara, Colônia Antonio Aleixo e Armando Mendes. Na zona Norte, começam pelo Cidade de Deus (I e II) e Novo Aleixo. Os bairros Tarumã (incluindo o Tarumã-Açu) e Redenção serão os primeiros da zona Oeste e, na zona Sul, o trabalho começa por Flores, Parque 10, São Francisco e Petrópolis.

Executado trimestralmente, o LIRAa é uma das ferramentas utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para orientar as ações de controle da dengue na capital, permitindo que sejam priorizadas as áreas onde há maior infestação do mosquito transmissor da doença. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, o levantamento amostral deverá inspecionar 26.996 imóveis, distribuídos por todas as zonas da cidade.