Publicidade
Manaus
ambulatórios asma

Manaus vai contar com ambulatórios para atender crianças com asma

Prefeitura de Manaus começa a implantar os ambulatórios este ano nas unidades da rede municipal de saúde 02/03/2012 às 14:06
Show 1
Unidades de saúde municipais vão ter ambulatórios voltados para atendimento de crianças asmáticas
acritica.com Manaus

As unidades de saúde do município de Manaus vão contar a partir deste ano com Ambulatórios de Seguimento das Crianças Portadoras de Asma Brônquica e Rinite Alérgica.  Segundo o secretário municipal de saúde, Francisco Deodato, os ambulatórios vão permitir um acompanhamento mais específico e dirigido às crianças portadoras destas doenças, no âmbito da Atenção Básica.

Nesta sexta-feira (02),  40 pediatras da rede municipal de saúde concluíram o “ Curso de Atualização em Alergia e Imunologia”, que faz parte dos preparativos para a implantação dos ambulatórios.

A previsão é de que o modelo de atendimento comece a ser implantado, ainda neste primeiro semestre, pela policlínica Comte Telles, na Zona Leste e pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Deodato de Miranda Leão, na Zona Oeste.

 “A rede municipal de saúde presta atendimento e, inclusive, disponibiliza o medicamento para tratamento às pessoas asmáticas, mas a proposta é assegurar um acompanhamento mais específico e dirigido às crianças e adolescentes portadoras da doença, para reduzir, por exemplo, o número de internações hospitalares decorrentes do problema”, diz o secretário Francisco Deodato. A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores. No Brasil, estima-se a prevalência da asma em torno de 10%. Portadores de asma grave não controlada procuram 15 vezes mais as unidades de emergência médica e são hospitalizadas 20 vezes mais do que os asmáticos moderados.