Publicidade
Manaus
Manaus

Manaustrans apresenta operação para o carnaval 2012

De acordo com o planejamento do órgão, o Manaustrans atuará com 448 agentes de trânsito durante o período carnavalesco que começou nesta quinta e vai até quarta-feira de cinzas (22) 16/02/2012 às 21:13
Show 1
Diretor de operações major Cleitman Coelho apresenta plano de atividades
acritica.com Manaus

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização no Trânsito (Manaustrans) apresentou na tarde desta quinta-feira (16), a operação “Carnaval - Trânsito Seguro”, com  ações de fiscalização e educação no trânsito para o período carnavalesco. O trabalho, coordenado pelo diretor de operações, major Cleitman Coelho, faz parte das estratégias de segurança da prefeitura de Manaus à população, durante o período de carnaval.

De acordo com o planejamento do órgão, o Manaustrans atuará com 448 agentes de trânsito durante o período carnavalesco que começou nesta quinta e vai até quarta-feira de cinzas (22). Os agentes estarão presentes em 11 postos de serviço nas vias de entorno do Sambódromo para organizar o fluxo de veículos e pedestres. Além da presença nos desfiles, o Manaustrans estará atuando para organizar o trânsito em 115 trechos de ruas onde haverá concentração de bandas de carnaval.

Durante operação, a Alameda do Samba e a rua Belmiro Vianez ficarão interditadas e só poderão receber tráfego de carros alegóricos que terão acesso ao Sambódromo pela avenida Loris Cordovil . Os agentes terão o apoio de um carro-guincho com capacidade para remover veículos pesados, caso alguma alegoria seja colocada na avenida Pedro Teixeira. Ao final do desfile, os carros alegóricos devem ser retirados para deixar as vias liberadas para o desfile do dia seguinte.

O planejamento prevê que, no sábado (18), reservado para o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, o Manaustrans colocará um efetivo de 140 agentes na área do Sambódromo, a partir das 13 horas.  Com a interdição das avenidas Pedro Teixeira e Loris Cordovil, os condutores terão as seguintes opções de desvio: os veículos que trafegam na Constantino Nery (sentido B/C) em direção ao Dom Pedro ou Ponta Negra deverão seguir até a Theomário Pinto (Darcy Vargas) e seguir até a Bola das Letras e retomar o trajeto normal; os veículos que trafegam na Constantino Nery (sentido C/B) em direção ao Alvorada e Planalto deverão seguir até o viaduto próximo à Rodoviária,  e acessar a Av. Desembargador João Machado (Estrada dos Franceses).

No domingo, dia do desfile do Bloco das Piranhas, agentes de trânsito ocuparão a área do Sambódromo a partir das 12 horas. A rua Belmiro Vianez e a avenida Loris Cordovil terão trânsito liberado e a avenida Pedro Teixeira, entre Constantino Nery e rua Belmiro Vianez será interditada à  critério do Manaustrans, de acordo com a quantidade de público presente. A rua Belmiro Vianez recebe fluxo invertido, no sentido Pedro Teixeira/ Loris Cordovil. 

Nos dias 20 e 21, segunda e terça- feira, reservados para o Carnaboi, o Manaustrans colocará um efetivo de 94 agentes de trânsito, a partir das 15 horas. A  Alameda do Samba permanece fechada, enquanto a avenida Pedro Teixeira , entre Belmiro Vianez e Constantino Nery, fica interditada a partir das 16 horas.

Conforme o Manaustrans, haverá ainda a montagem de postos de controle para fiscalizar o fluxo de veículos nas principais entradas e saídas da cidade. Dezesseis agentes estarão na avenida Brasil - acesso para a Ponte  Rio Negro – e na avenida Torquato Tapajós, acesso para a rodovia AM 010. 

A Operação "Moto Legal" também será deflagrada com o objetivo de fiscalizar a circulação de motocicletas. Equipes do setor de Educação para o Trânsito do Manaustrans vão trabalhar com orientação e distribuição de panfletos em mais de 20 eventos carnavalescos, como desfiles das escolas e bandas. 

Com informações da assessoria.