Publicidade
Manaus
Manaus

Manaustrans faz cadastro para vagas especiais a idosos e pessoas com deficiência

Os idosos e pessoas com deficiência podem solicitar a credencial para estacionamento livre. O serviço é gratuito até a próxima sexta-feira (24) 21/03/2012 às 11:55
Show 1
Documento que garante vaga especial a idosos em estacionamentos
acritica.com Manaus (AM)

Idosos e pessoas com alguma deficiência podem realizar cadastro que garante vagas reservadas em estacionamentos de shoppings, em Manaus. O cadastro é uma ação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Os idosos e pessoas com deficiência podem solicitar a credencial para estacionamento livre. O serviço é gratuito até a próxima sexta-feira (24), das 14h às 17h, no shopping Millennium, na Avenida Djalma Batista, bairro Chapada, Zona Centro-Sul.

Maiores de 60 anos e pessoas com deficiência física ou visual têm direito ao documento, segundo o Manaustrans. Para solicitar a credencial, é necessário preencher o formulário de inscrição, levar comprovante de residência atualizado, cópia do RG ou certidão de nascimento. Mais informações sobre o documento podem ser obtidas pelo telefones 0800-092-1199 ou 3215 9012.

A credencial é pessoal e intransferível e deve estar no painel do veículo ou em local visível. Se for constatado que outra pessoa usou o documento para estacionar em vaga especial. sem a presença do credenciado, a credencial será suspensa.

A reserva de vagas é o cumprimento das resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional do Transito (Contran), que dispõe sobre a padronização da sinalização e fiscalização das vagas para idosos e pessoas com deficiência nos estacionamentos públicos e privados.

O termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Manaus e shoppings centers permite que o Manaustrans entre nos estacionamentos privados para fiscalizar e aplicar multa aos condutores que usarem a vaga irregularmente.

Nesta quarta-feira (21), o Instituto realiza uma ação educativa no centro de compras para fiscalizar a disponibilidade de vagas especiais que o shopping oferece aos seus frequentadores. A ação terá início às 14h e busca orientar os condutores sobre respeito às vagas especiais.