Publicidade
Manaus
Manaus

Manautrans divulga alternativas para o trânsito na área central de Manaus

O instituto divulgou hoje os seis esquemas de entrada, saída e circulação de carros e pedestres nas  ruas do centro da capital, atingido pela cheia. 02/06/2012 às 17:50
Show 1
Por conta da grande quantidade de água no Centro da cidade, a partir de hoje, sábado (2) o terminal de ônibus da Praça da Matriz foi desativado
acritica.com Manaus

No primeiro dia de fechamento do Terminal Central da Praça da Matriz,sábado (02), o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) divulga as alternativas de circulação no centro comercial da cidade de Manaus, sob seis orientações básicas:  Vias para acessar o centro da cidade; Vias para sair do Centro da cidade, Vias para acessar a Manaus Moderna; Vias para Descarga; As de acesso permitidos excepcionalmente e, sobre o funcionamento da Feirinha de Artesanato na Avenida  Eduardo Ribeiro. 

Para acessar o centro da Cidade as vias  são:  Avenida Constantino Nery; Rua Luis Antony; Rua Major Gabriel; Rua Ramos Ferreira;Avenida Getúlio Vargas; Visconde de Porto Alegre, Rua Quintino Bocaiúva.

Para sair do centro da cidade seguir: Avenida Eduardo Ribeiro; Rua Lobo D'Almada (até a José Clemente/acessa a Eduardo Ribeiro);  Avenida Getúlio Vargas (acesso à esquerda para a Sete de Setembro); Rua 24 de Maio (acessa a Joaquim Nabuco); Rua Ferreira Pena; Rua 10 de julho (acessa a Joaquim Nabuco).


Vias para acessar a Manaus Moderna: Rua Visconde de Porto Alegre; Rua Major Gabriel; Avenida Castelo Branco; Avenida Carvalho Leal.

Para carga e descarga:  Veículos até 6 toneladas tem permissão para circular na área central, em horário comercial. A  Rua José Paranaguá fica com fluxo invertido, com acesso para veículos leves até 6 toneladas; A circulação é permitida no horário das 23h às 5 horas da manhã para veículos acima de 6 toneladas, inclusive na avenida Sete de Setembro.

Os acessos permitidos excepcionalmente são: Rua Luis Antony fica em mão dupla, a partir da 10 de Julho. Retorno na esquina da rua Governador Vitório/Sete de Setembro.  Tráfego local permitido para acesso de alunos dos colégios Militar, Dom Bosco e de funcionários dos bancos do Brasil e BASA.

O esquema de funcionamento da Feirinha de artesanato da avenida Eduardo Ribeiro: É permitida a realização da feira , dividida entre a Sete de Setembro/Saldanha Marinho e Saldanha Marinho/24 de Maio. Haverá gradis nas esquinas dessas ruas para garantir o acesso de pedestres e veículos.

Mudanças observadas diariamente

O Manaustrans atuou com 60 agentes nas principais vias da área central, intervindo em cruzamentos, estacionamentos e ruas com acessos restritos.

A circulação de pedestres, coletivos e veículos de passeio vem sendo observada diariamente  por técnicos e engenheiros do Manaustrans, com o objetivo oferecer soluções aos problemas de tráfego decorrentes da enchente do rio Negro no centro de Manaus.

Mesmo com as opções de acesso e circulação, a comissão do SOS Enchente da Prefeitura de Manaus orienta a populaçao que evite chegar ao centro da cidade usando veículo individual. A sugestão é utilizar o transporte coletivo que está atendendo os usuários na avenida Sete de Setembro (convencionais), Praça da Saudade (articulados e bi-articulados) e rua 10 de Julho (Executivos).