Publicidade
Manaus
Manaus

Manifestantes querem definição sobre a reabertura da biblioteca pública, em Manaus

A concentração para o movimento que “abraçou” a biblioteca ocorreu no Largo de São Sebastião, onde fica o Teatro Amazonas, no Centro de Manaus 16/07/2012 às 12:56
Show 1
Manifestantes abraçaram a Biblioteca Pública do Amazonas
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

Em protesto pela reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas, que há cincos anos passa por um processo de restauração, o grupo “Abre Biblioteca” realizou um ato simbólico na manhã desta segunda-feira (16). De acordo com a organização, professores, estudantes e artistas se mobilizam na campanha, que pede uma resposta definitiva do Governo do Estado sobre a data para funcionamento. Uma carta foi enviada ao governador Omar Aziz.

A concentração para o movimento que “abraçou” a biblioteca ocorreu no Largo de São Sebastião, onde fica o Teatro Amazonas, no Centro de Manaus. De lá, os protestantes seguiram até a Rua Barroso, onde é localizado o prédio.

Os manifestantes utilizaram cartazes, faixas e camisas amarelas para chamar a atenção das autoridades. Para a integrante do grupo, Evany Nascimento, a sociedade é prejudicada com o fechamento do espaço público e, por isso, o grupo "Abre Biblioteca" intensifica a campanha. “É algo bem simbólico. Através deste ato pedimos uma data certa para a abertura da biblioteca”, disse. “Artistas, professores e estudantes, além da sociedade em geral, estão sendo prejudicados”, completou.

O local serve para estudo, pesquisa e lazer, além de dar acesso ao conhecimeto diversificado. O último prazo para a reabertura dado pelo governo do Estado foi de 40 a 60 dias, a contar do dia 15 de maio, completando os dois meses nesta segunda-feira (16).

Ação

A campanha “Abre Biblioteca” é inspirada em um movimento que é realizado na Espanha chamado de Marea Amarilla (Maré Amarela). O movimento espanhol tem como objetivo mostrar à sociedade o valor das bibliotecas públicas, bem como lutar contra cortes de recursos para a manutenção desses espaços.

Governo

A Secretaria de Estado de Cultura comunicou que aguarda a conclusão do cronograma de restauração do prédio, de responsabilidade da  Secretaria Estadual de  Infraestura (Seinfra), para a inauguração da nova biblioteca pública.

A Seinfra informa que, todas as medidas estão sendo adotadas para acelerar as obras de acabamentos finais que realiza na Biblioteca Pública de Manaus. O órgão cita a troca completa do telhado, a compra e instalação de um novo gerador de energia, adaptação do sistema de incêndio e a adaptação do elevador que permita o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção até os pavimentos superiores. Mas ainda não há data prevista para a reabertura.