Marcelo Ramos e Josué Neto concorrem à presidência da Aleam
Marcelo Ramos será o candidato de oposição enquanto Neto terá o apoio do governador Omar Aziz 19/12/2012 às 16:04
A eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) ocorrerá na próxima quinta-feira (20/12) - último dia de sessão plenária antes do recesso parlamentar -, às 15h, com dois candidatos oficiais até então: Josué Neto (PSD) – nome que recebe o apoio do governador Omar Aziz - e Marcelo Ramos (PSB) -, o qual anunciou nesta quarta-feira sua candidatura com o aval da oposição.
Segundo a assessoria da Aleam, o resultado será anunciado amanhã mesmo. A previsão é que a votação seja concluída uma hora após seu início. A posse ocorre em 1º de fevereiro. Além do presidente Ricardo Nicolau (PSD), serão substituídos o vice-presidente, o 2º e o 3º vices, o secretário-geral, o 1º secretário e o ouvidor-corregedor.
O regimento interno da Casa permite que a inscrição dos candidatos seja feita individualmente ou por chapa formada, já que a votação para cada função também pode ser individual. No caso de Marcelo, ele concorrerá acompanhado de mais um nome, o qual ainda não foi definido. Contudo, ele explicou que a chapa não estará completa. O situacionista Josué Neto não foi localizado para dar maiores informações sobre sua possível chapa.
Antes da votação, no horário da manhã, o plenário estará movimentado com a votação de cerca de 10 projetos de lei – entre eles a Lei Orçamentária Anual (LOA) e projetos oriundos da mensagem governamental. Isso porque, os parlamentares devem zerar a pauta antes do recesso.
Candidatos
Marcelo Ramos, candidato de oposição à presidência, disse que seu nome foi definido nesta quarta-feira, após reunião com os deputados José Ricardo (PT) e Luíz Castro (PPS). De acordo com ele, a intenção era formar uma chapa única. “A oposição deu reiteradas demonstrações de que estava disposta a construir uma chapa única, mas não dá para se constituir em cima de um nome imposto pelo governador”, frisou.
Em nota, Luiz Castro disse que a oposição “apresenta como alternativa um parlamentar atuante, combativo, que representa com dignidade o parlamento estadual”. Na avaliação do deputado, a interferência do governador Omar Aziz na escolha do novo presidente da Assembléia Legislativa, representou um gesto de autoritarismo, uma atitude que Castro considerou decepcionante pela imposição do nome do deputado Josué Neto.
“Tivemos uma vitória com a garantia da integridade da Constituição Estadual, que não permite a reeleição, mas fomos surpreendidos com a imposição de um nome, tirando do Legislativo a decisão de escolher o novo presidente”, observou Castro, da tribuna.
Já o líder do PSD na Aleam, deputado estadual Josué Neto, afirmou na manhã desta quarta-feira (19) que a indicação de seu nome para disputar a presidência da Casa Legislativa foi uma decisão tomada pelo governador Omar Aziz na condição de presidente do PSD e que tem como objetivo estabelecer o consenso junto à base governista.
“É importante dizer que essa missão a que me foi dada é uma missão partidária. Não foi o chefe do Executivo que me indicou presidente da Assembleia não. O governador Omar Aziz tomou a decisão como presidente do partido e não como governador. Não existe nenhum tipo de interferência entre o Executivo Estadual e o Legislativo. Se antes seria o deputado Ricardo Nicolau ou o deputado Chico Preto e que ficaria dentro do partido esse comando, essa decisão, então o partido acabou por definir um terceiro nome que é o meu nome. Estamos nessa missão de conciliar, de conversar, com os colegas e fazer com que a nossa base que sempre foi unida continue assim”, disse.
Atualmente, Josué Neto é líder do PSD na Aleam e ocupa o cargo de 3º vice-presidente da mesa-diretora e permanece na vice-liderança do Governo no Poder Legislativo. Está filiado ao PSD desde 2011 e ao lado do presidente da sigla, governador Omar Aziz e da presidente do diretório municipal, primeira-dama Nejmi Aziz, foi um dos principais apoiadores da fundação do partido no Amazonas.
+ Manaus
-
Marina lança Luiz Castro ao Senado e Júnior Brasil p...
-
O povo precisa fazer a operação “Lava Voto”, diz Mar...
-
Justiça nega pedido de revogação da prisão de Gustav...
-
Detran-AM sai de prédio condenado e vai para novo en...
-
Escola OELA abre processo seletivo com 14 vagas para...
-
Prefeitura executa ações de prevenção em áreas ating...
-
Familiares denunciam agressões físicas a presos dura...
-
Mais de 400 aparelhos eletrônicos são apreendidos du...
-
Estudante com meningite segue internado em estado gr...
Veja também
- Manuela alfineta Temer no último evento de agenda em Manaus
- Prefeitura executa ações de prevenção em áreas atingidas pela cheia do Rio Negro
- Postes de energia elétrica caem sobre veículos na av. Cosme Ferreira
- Pré-candidata, Manuela D’Ávila diz que quer vencer Lula nas urnas
- Manuela D'Ávila cumpre agenda em Manaus nesta sexta (20)
- Veja lista de aprovados da 1ª chamada do Bolsa Idiomas
- Foragido da Justiça do Maranhão é preso pela Polícia Civil
- Randolfe Rodrigues protocola pedido de impeachment contra Temer