Publicidade
Manaus
Cotidiano, Marinha do Brasil, Religião, Igreja Catóica, Arquidiocese de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, Marinha do Brasil, Jornada Mundial da Juventude, Papa Bento XVI, Encontro das águas

Marinha irá transportar em Manaus cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude

Detalhes da parceria entre a Arquidiocese de Manaus e o 9º Distrito Naval já estão sendo viabilizados  21/09/2012 às 15:32
Show 1
Cruz da Jornada da Juventude será saudada em evento no encontro das águas
Antônio Ximenes Manaus

O arcebispo de Manaus Dom Luiz Soares Vieira e o vice-almirante do 9º Distrito Naval, Antonio Frade, vão trabalhar em conjunto para que a “Cruz da Jornada” esteja no Encontro das Águas em setembro. O evento religioso, que antecede a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro, com a presença do papa Bento XVI, é uma preparação da juventude católica, que deverá reunir mais de dois milhões de jovens de todo o mundo.

“A Marinha tem nos ajudado em vários eventos e, agora, com a vinda da cruz da jornada, que está peregrinando no Brasil, estará conosco novamente”, disse Dom Luiz em visita à sede do Distrito Naval, localizada na Ilha de São Vicente, no Centro de Manaus.

O vice-almirante Frade, por sua vez, disse que vai disponibilizar navios e equipes para auxiliar na segurança do evento.

“Dom Luiz pode contar com o nosso apoio, não somente neste evento, mas em todos que estiverem ao nosso alcance”, afirmou.

A JMJ foi criada pelo papa João Paulo II em 1983/1984 e trata-se do encontro de maior envergadura global da juventude católica. Nos próximos dias 27,28 e 29 o Comitê Organizador da JMJ realiza no ginásio do Maracanãzinho, (RJ), a primeira grande reunião preparatória para o evento.

Monitoramento
Desde a sua criação a Jornada Mundial da Juventude aconteceu em Roma (duas vezes); Buenos Aires; Santiago de Compostela (Espanha); Czestochowa (Polônia); Denver (EUA); Manila (Filipinas); Paris;Toronto (Canadá); Colônia (Alemanha); Sidney(Austrália); e Madri (Espanha), em 2011.

A Jornada Mundial da Juventude está na agenda do Ministério da Defesa, que acompanha os eventos de massa mais importantes do Brasil. “Nós vamos monitorar a JMJ, a Copa do Mundo, as Olimpíadas e outros eventos de grande porte”, disse o general de Exército José Carlos De Nardi, chefe do Estado Maior Conjunto do Ministério da Defesa.

Ainda no âmbito de Manaus e da “Cruz da Jornada”, Dom Luiz observou que o significado simbólico do Encontro das Águas mostra a importância da natureza e da juventude, na região mais bem preservada do planeta.

Chefe da armada
O almirante-de-esquadra do Reino Unido, Sir Mark Stanhope, primeiro lorde do Almirantado Britânico, acompanhou em Manaus, no último sábado (14), um exercício do Batalhão de Operações Ribeirinhas e visitou uma comunidade no Careiro da Várzea – a 20 km da capital -, onde conheceu uma ação de assistência hospitalar da Marinha.

O anfitrião no Brasil do mais importante almirante britânico, foi o almirante-de-esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, comandante de Operações Navais do Brasil.