Publicidade
Manaus
Manaus

MDS prorroga o prazo para a atualização do cadastro do Bolsa Família

A prorrogação acontece por conta da implantação de novo sistema de senhas, que deixou o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal indisponível por duas semanas em fevereiro, prejudicando o trabalho de atualização nos municípios 23/02/2012 às 20:11
Show 1
Cadastramento do Bolsa Família
acritica.com Manaus

A coordenadora estadual do Programa Bolsa Família no Amazonas e secretária executiva adjunta da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), Nádia Lúcia da Costa Soares, alertou nesta quinta-feira, 23, os gestores dos 62 municípios amazonenses, que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) prorrogou até 29 de março o prazo para a atualização cadastral do Programa Bolsa Família, que terminaria na próxima quarta-feira (29).

Segundo ela, a prorrogação acontece por conta da implantação de novo sistema de senhas, que deixou o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal indisponível por duas semanas em fevereiro, prejudicando o trabalho de atualização nos municípios. No início deste ano, 729 mil beneficiários em todo o Brasil tiveram o pagamento do Bolsa Família bloqueado por falta de atualização cadastral.

No Amazonas, 307 mil pessoas são beneficiárias do programa, sendo 103 mil em Manaus. A coordenadora do Bolsa Família explicou que a revisão é realizada a cada dois anos, ou seja, este ano beneficiários cadastrados no final de 2009 e início de 2010 devem procurar a prefeitura de sua cidade e atualizar os dados, como mudança de endereço ou renda, localização da escolha dos filhos para acompanhamento da freqüência escolar e composição familiar.

Nádia Lúcia disse, também, que a partir desta quinta-feira, o governo do Amazonas, por meio da Seas, vai reforçar o trabalho de incentivar os gestores do Cadastro Único a intensificar a revisão cadastral dos programas sociais do Governo Federal. “Estaremos fazendo contatos por e-mail, ofícios e ligações telefônicas para as prefeituras municipais alertando sobre a prorrogação do trabalho de recadastramento do Bolsa Família”, finalizou.