Publicidade
Manaus
Manaus

Média diária de 25 toneladas de lixo está sendo retirada dos igarapés em Manaus

Ação de limpeza conjunta da Prefeitura de Manaus e Defesa Civil conta com participação de 300 trabalhadores 09/05/2012 às 22:29
Show 1
Ações de retirada do lixo serão intensificadas no Igarapé do São Jorge
acritica.com ---

A Prefeitura de Manaus divulgou balanço da operação SOS Enchente, lançada na última terça-feira (08), objetivando socorrer os moradores das áreas alagadas. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulp) já contabiliza uma média diária de 25 toneladas de lixo retiradas dos igarapés do Franco e São Raimundo onde estão concentradas as primeiras ações de limpeza. Os bairros atendidos inicialmente são Glória, São Raimundo e comunidade da Matinha (Presidente Vargas).

Conforme a secretaria, 300 trabalhadores, três balsas (duas grandes e uma pequena), três empurradores, dez botes de alumínio com motor de popa, duas pás carregadeiras, duas retroescavadeiras hidráulicas, 10 caminhões caçamba, quatro caminhões baú e quatro ônibus para transporte dos garis compõem o batalhão da Limpeza Pública na operação SOS Enchente que envolve sete secretarias municipais, sob a coordenação da Defesa Civil Municipal.

A Semulsp destaca que realiza diariamente a limpeza em três trechos de igarapés de Manaus, porém, com a situação de emergência, todos os garis foram remanejados para as áreas críticas do São Raimundo e Franco e, posteriormente, vão percorrer os trechos dos canais onde a situação também é grave como o Igarapé do 40, o Mauazinho, o São Lázaro e a Raiz.

Já nesta sexta-feira (11), a equipe desempenhará ações no Igarapé do São Jorge, onde o lixo flutuante já alcançou a ponte da avenida de mesmo nome e está represado.