Publicidade
Manaus
Manaus

Meta de vacinação contra influenza foi superada em Manaus

Nas quatro semanas da campanha, mais de 90% do público foram imunizados 05/06/2012 às 08:08
Show 1
Os idosos acima de 60 anos formam um dos grupos prioritários na campanha nacional de vacinação contra a Influenza
acritica.com Manaus

Manaus superou a meta global de imunização contra a Influenza estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) durante a campanha de vacinação contra a Influenza, que foi encerrada na última sexta-feira, com 198.904 mil pessoas vacinadas na capital. O número representa uma cobertura de 90,2% e está acima da meta de imunizar 176,3 mil pessoas, o equivalente a 80% da população estimada nos cinco grupos que eram alvos da campanha.

A gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Kássia Veras, reforçou a recomendação sobre a segunda dose da imunização contra a gripe para as crianças que receberam a vacina pela primeira vez este ano.

Esta dose complementar deve ser ministrada 30 dias após a primeira dose. “Os pais devem ficar atentos à data de retorno marcada no Cartão de Vacina da Criança. Sem dose complementar, a criança não estará protegida contra a gripe”, orienta.

As crianças que já haviam se vacinado na campanha do ano passado não precisam da segunda dose.

Poliomelite
No dia 16 deste mês, as crianças voltam a ser o público-alvo de outra grande ação de imunização nacional: a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil), voltada para menores de 5 anos.

Em Manaus, a meta é vacinar, num único dia, 167.141 crianças, o que corresponde 95% da população estimada nesta faixa-etária na capital, já incluindo as zonas urbana e rural da cidade.

“Já estamos finalizando o planejamento do ‘Dia D’, quando uma grande estrutura de atendimento será montada para garantir e facilitar o acesso das crianças à vacina”, disse Veras.

A exemplo do que acontece todos os anos, já que essa é uma campanha anual, as vacinações das crianças ocorrem em duas etapas: a primeira no próximo dia 16 de junho e, a segunda, no mês de agosto.

Alvo
Este ano, a campanha de vacinação contra a Influenza, que foi realizada durante quatro semanas, teve como público-alvo os idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 2 anos, gestantes, indígenas e trabalhadores da saúde.