Publicidade
Manaus
Manaus

Ministro Mauro Campbell participa de cerimônia de homenagem no Amazonas

Em solenidade promovida pela Justiça Federal, o primeiro amazonense a ocupar a cadeira de magistrado do STJ relembrou a trajetória jurídica em tom emocionado 01/06/2012 às 18:11
Show 1
O Ministro Mauro Luiz Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi homenageado pela Justiça Federal do Amazonas
Juliana Sá Manaus

Mauro Luiz Campbell Marques, ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), foi protagonista de homenagem realizada na sede da Seção Judiciária do Amazonas, nesta quinta-feira (31). A sessão solene foi instituída pela juíza Federal Jaiza Maria Pinto Fraxe (Portaria N. 294/2012), como forma de enaltecer a atuação do ministro na criação de três varas federais para a Seção Judiciária do Amazonas no interior do Estado – nos municípios de Tefé, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira.

Em sua fala de abertura, a juíza relatou as razões que motivaram a homenagem: “É uma grande honra para o Estado contar com a presença do Ministro na mais importante corte infraconstitucional do País”.

Membros da mesa de honra reforçaram as palavras da juíza em seus pronunciamentos. Nas palavras do procurador do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF-AM), Ataíde Ribeiro da Costa, o trabalho de Mauro Campbell “é motivo de orgulho para o Estado do Amazonas e sua conduta ética e proficiente deve ser seguida por todos os magistrados”. O elogio também foi seguido pelo vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado (OAB-AM), Alberto Simonetti, para quem “o Ministro cria paradigmas para a jurisprudência nacional“.

Em depoimento, o Ministro falou das dificuldades enfrentadas durante o processo de ampliação do número de varas federais no interior do Estado. Dentre elas, destacou que “a tarefa de aproximar o judiciário das populações do interior do Amazonas foi motivada, sobretudo, pelo grande número de processos abertos”. “Agora, processos que antes levavam 8 meses para chegar ao STJ chegam em menos de 15 minutos”, acrescentou. No decorrer do depoimento, Mauro Campbell lembrou os lugares por onde passou até ocupar o atual posto no Supremo Tribunal de Justiça.

Além de representantes dos três poderes e das Forças Armadas, compareceram à cerimônia familiares, amigos e parceiros de carreira.

Histórico

A trajetória jurídica e profissional de Mauro Campbell no Estado do Amazonas é marcada por passagens pelas principais instâncias jurídicas do Estado. Em 1986, ele atuou como assessor jurídico na Companhia Energética do Amazonas. Após isso, foi secretário de Estado de Justiça; de Estado de Segurança Pública, Justiça e Cidadania; Procurador-Geral de Justiça. Também atuou como secretário de Estado de Controle Interno, Ética e Transparência, até assumir o cargo de Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, em 17 de junho de 2008.