Publicidade
Manaus
Manaus

Moradores protestam contra falta de energia na Zona Oeste de Manaus

De acordo com os populares, algumas partes do bairro ainda estão sem energia desde a noite da última terça-feira quando ocorreu o temporal, que causou estragos em série. Um transformador explodiu e óleo derramou em igarapé. Amazonas Energia será autuada pela Semmas 02/11/2012 às 13:13
Show 1
Moradore interditaram via e atearam fogo em tambores na rua São João
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

Moradores do bairro Compensa II, na Zona Oeste de Manaus, realizaram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (2/11), por causa da falta de energia elétrica. Os moradores amargam perdas, após temporal que causou estragos em série.

De acordo com os populares, algumas partes do bairro ainda estão sem energia desde a noite da última terça-feira quando ocorreu a tempestade.

O radialista Nei Valente, 32, contou que o transformador de um poste de luz que fica na rua da casa dele foi danificado e ainda não recebeu reparos. Conforme o radialista, o equipamento explodiu e apresentou vazamento de óleo.

“Estamos aqui desde as cinco horas da manhã protestando contra essa situação”, disse. “Tivemos prejuízos de comida estragada. Quem tem comércio perdeu mercadoria congelada”, completou.

Durante a mobilização, os moradores da Rua São João, interditaram pontos da via pública com barricadas e atearam fogo em tambores. A polícia foi acionada para conter os manifestantes. Agentes de trânsito foram ao local para auxiliar o tráfego de veículos prejudicado.

Na noite desta quinta-feira (1/11) populares também protestaram contra a falta de energia, próximo à Ponte Rio Negro.

Denúncia
Equipe de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas) foi ao local do protesto na manhã desta sexta-feira e comprovou denúncia de contaminação por derramamento de óleo proveniente do transformador da Amazonas Energia. Segundo a Semmas, a empresa será autuada.

De acordo com o fiscal Paulo Dias, o óleo que vinha saindo do equipamento seguia direto para a rede de drenagem da via, desaguando no igarapé próximo da área, seguindo direto para o rio Negro, no São Raimundo.

Resposta

Em relação ao problema ocorrido na Rua São João, bairro Compensa II, a Eletrobras Amazonas Energia afirmou que substituiu o transformador que apresentou defeito após o temporal.

Segundo a concessionéria, total de 85% do fornecimento de energia elétrica foi restabelecido. “Restando normalizar agora os problemas isolados como: postes quebrados, redes partidas, curto circuito na rede...”, diz trecho de nota.

A previsão da Amazonas Energia é que o abastecimento seja normalizado em 100%, neste sábado (3).