Publicidade
Manaus
Manaus

Moradores reivindicam sinalização e fiscalização de trânsito na Zona Leste de Manaus

Para o presidente da associação de moradores, Glauber Cavalcante, a situação ameaça os pedestres, principalmente, estudantes e trabalhadores. Conforme ele, as vias não dispõem de sinalização e faixas de segurança. Manaustrans disse que vai averiguar 24/07/2012 às 13:41
Show 1
Na alameda Cosme Ferreira, no trecho onde fica o Conjunto Cidadão IX, única sinalização vista na via é a placa que indica 40 km/h
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

Moradores do conjunto Residencial Parque das Castanheiras II, localizado na Zona Leste de Manaus, reivindicam sinalização e fiscalização de trânsito nas ruas e avenidas da comunidade. Segundo eles, os pedestres sofrem com a truculência de motoristas que trafegam nas vias públicas em alta velocidade. No conjunto residem aproximadamente 470 famílias.

Para o presidente da associação de moradores, Glauber Cavalcante, a situação ameaça os pedestres, principalmente, estudantes e trabalhadores. Conforme ele, as vias não dispõem de sinalização e faixas de segurança. “Já solicitamos do órgão competente que sejam colocados nas ruas redutores de velocidades e faixas de passagem de pedestres, mas até agora nada foi feito”, afirmou.

De acordo com Cavalcante, a Avenida Penetração é palco de acidentes, e o problema ameaça os moradores que reivindicam providências. “De vez em quando ocorrem acidentes nesta via. A comunidade está cobrando e aguarda com ansiedade uma providência positiva”, colocou.

O presidente da comunidade conta que na Rua Dez o movimento de pedestres é intenso devido haver espaços para a prática esportiva e de lazer. “Temos um movimentado campo de futebol onde a circulação de pessoas é muito grande. Fica nosso pedido de urgência”.

Acidentes

Segundo levantamento da associação de moradores, entre o final do ano passado e início de 2012, foram registrados três acidentes de trânsito, sendo dois fatais, envolvendo os moradores. “Um idoso foi atropelado e não resistiu aos ferimentos, e tivemos dois acidentes com motocicletas”, disse o representante.

Providências

O Instituto Municipal de Engenheria e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) informou que o setor de engenharia e finalização do órgão já atende a reivindicação dos moradores com um estudo de viabilidade para implantação de redutor de velocidade e faixa de segurança de pedestres. O Manaustrans disse que a visita de uma equipe de técnicos que vistoriou o local foi feita na semana passada.

Alagação


(Foto: Divulgação)

Outro problema enfrentado pelos moradores é a alagação das vias públicas. Conforme a associação, os bueiros estão entupidos. Com chuva forte eles transbordam por causa do lixo acumulado, mesmo com a coleta de lixo diária.