Publicidade
Manaus
Manaus

Moradores tapam buracos do Distrito Industrial de Manaus com cimento

Um Judas, batizado de Thomaz – fazendo referência ao atual superintendente da Suframa –, bandeiras do Brasil e materiais usados na construção civil foram empregados em uma manifestação em Manaus. Moradores do Distrito Industrial se reuniram para pedir a solução dos problemas de infraestrutura neste sábado (24) 24/03/2012 às 14:26
Show 1
Manifestação no Distrito Industrial pede melhorias
Leandro Tapajós Manaus

Moradores do Distrito Industrial de Manaus, na Zona Leste da capital amazonense, realizaram na manhã deste sábado uma manifestação na Avenida Buriti. Eles pintaram faixas de pedestres e taparam os buracos da via com cimento. Os cerca de 50 manifestantes tinham nas mãos   bandeiras do Brasil e um Judas com a foto do atual superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Thomaz Nogueira.         

 “Nós tivemos que fazer com as próprias mãos devido a inércia do poder público. Depois de várias manifestações e a divulgação na mídia, na última semana, a inércia deles foi abalada. Eles ficaram sabendo da nossa manifestação de hoje e tentaram abafar, às pressas. Mas, fizeram um trabalho superficial, que não vai solucionar o problema, apenas para tentar evitar nossa manifestação”, disse a enfermeira Patrícia Pereira, que mora no Distrito Industrial desde 2008 e afirma que o problema dos buracos já persiste há alguns anos.  

Os manifestantes dizem que a ação pode se repetir caso os problemas continuem. “Estamos com um carro cheio de cimento e vamos continuar, tem muito buraco que ainda precisa ser tapado. Se o problema não for solucionado vamos dar continuidade com a manifestação”, disse o empresário Angel Martinez.

Outros problemas

A enfermeira Daniela Branie ressalta ainda outros problemas. “As pessoas descem da parada de ônibus e tem que passar por uma ribanceira no meio da pista, próximo a bueiros descobertos, onde podem cair. Não temos iluminação na principal artéria do Distrito Industrial. Vários carros já bateram tentando desviar dos buracos. No aniversário de 45 anos da Suframa estamos presenteando com essa manifestação. Onde empresários, médicos, advogados estão se unindo pra tapar os buracos e pintando uma faixa de pedestre, pois os responsáveis não fazem”, afirma.  


Durante a ação, por volta das 11h, um acidente  sem vítimas ocorreu na avenida. Um caminhão e um carro colidiram. O acidente ajudou a aumentar o congestionamento, mas nem isso tirou a paciência dos motoristas, que ao passarem pelos manifestantes buzinavam e acenavam com sinal de positivo, aplausos e frases como “esses buracos são uma vergonha”.  

Judas inspirado no Rio de Janeiro

Os bonecos usados em manifestações organizadas por cariocas inspiraram os amazonenses.   “Pegamos a ideia do Rio de Janeiro e imitamos o ‘João Buracão’ de lá. Aqui nós fizemos o Thomaz, quem sabe aqui ele assuma a direção e ajude a solucionar isso, no Distrito”, conta Rita Rocha, moradora da área.