Publicidade
Manaus
Manaus

‘Muitos gostariam de estar no meu lugar’, diz Reizo Castelo Branco

Primeiro colocado em Manaus na votação para o Poder Legislativo Municipal, parlamentar reeleito aos 25 anos ignora críticas e afirma que a população reconheceu nas urnas seu trabalho como parlamentar 09/10/2012 às 23:38
Show 1
Reizo Castelo Branco ocupa o cargo de 1º Secretário na Câmara Municipal de Manaus
André Alves e Bruno Strahm Manaus

O vereador reeleito para a Câmara Municipal de Manaus, Reizo Castelo Branco (PTB), de 25 anos, campeão de votos na eleição deste ano, disse não estar preocupado com as críticas que recebe na internet, por meio das redes sociais, e atribuiu à inveja a reação de muitos sobre sua votação recorde.

Reizo foi eleito para o segundo mandato no último domingo (7) com 18.109 votos. Na eleição de 2008, quando se elegeu vereador pela primeira vez, conseguiu 12.327 votos. Reizo é universitário e cursa Direito em uma universidade particular. Na CMM, ocupa o cargo de 1º Secretário.

Para ele, quem o critica não tem informações sobre sua atuação no Legislativo. "Elas não conhecem o Reizo vereador. Muitos me julgam, mas digo que para se fazer política não é preciso ter um cargo", comentou.

"Estou mais preocupado em trabalhar nas ruas, com quem me elegeu, do que me preocupar com estas pessoas", disse. Ele  acredita que a população entendeu seu trabalho e por isso foi reeleito. Na avaliação do parlamentar, seu "potencial como vereador se traduziu nas urnas".

Ao ser questionado se as críticas que recebe na internet demonstram preconceito contra o seu eleitorado, o vereador foi direto. "Contra o meu eleitorado, não sei. Deve ser comigo mesmo. Sou jovem, bem sucedido em minha carreira política, e todos acharam que eu não ia conseguir chegar onde eu cheguei. Acho que muitos gostariam de estar no meu lugar", disse.

Leis aprovadas
Na última legislatura (2009/2012), Reizo conseguiu ter aprovados dez projetos de leis, seis deles que criam datas comemorativas como o "Dia do Moto-Boy". As informações constam no site da CMM. Foram três leis promulgadas pela Câmara e sete sancionadas pelo prefeito, segundo informa o site do Poder Legislativo.

Dentre as leis aprovadas, há a criação de datas comemorativas como o Dia do Profissional de Segurança Privada (20 de junho), Dia do Profissional do Moto Táxi (29 de julho), Dia do Médico Veterinário (3 de setembro) e o Dia do Engenheiro (11 de dezembro).   

Em 2012, por iniciativa dele, a CMM promulgou lei que torna obrigatória a vacinação contra o HPV em meninas e jovens de 11 a 16 anos nas escolas da rede pública do município.

Também por iniciativa dele, o prefeito de Manaus sancionou lei que proíbe motociclistas adentrarem em estabelecimentos públicos e privados utilizando capacete. Outra lei de sua autoria obriga hotéis, motéis, pensões e estabelecimentos congêneres a afixarem cartazes com as exigências legais para hospedagem de crianças e adolescentes.

Destaque
Para o vereador, o projeto que obriga a aplicação da vacina contra o HPV em crianças e adolescentes foi o de maior destaque em sua atuação na Câmara.

"Levou três anos para ser aprovada. Foi um trabalho árduo para conseguir as verbas necessárias, mas está feito, publicado no Diário Oficial do Município. Tenho muito orgulho dele. O próximo prefeito de Manaus terá a responsabilidade de aplicar esta lei, que beneficia todas as jovens meninas da cidade", afirmou.

Reizo é filho da deputada estadual Vera Lúcia Castelo Branco (PTB) e do deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB). Na disputa pelo comando da Prefeitura de Manaus, Sabino usou até helicóptero para visitar comunidades da zona rural e da periferia de Manaus, mas perdeu. Sabino foi o quinto colocado. Recebeu  69.499 votos.