Publicidade
Manaus
Economia, agricultura familiar, Milho, sepror, Idam, Careiro da Várzea

Município do Amazonas se destaca no plantio de milho verde

Idam aponta o município do Careiro da Várzea como o que mais se destaca no plantio do cereal entre os agricultores familiares 25/01/2012 às 11:19
Show 1
Colheita referente a safra 2011/2012 deve render mais de 80 mil mãos de milho
acritica.com Manaus

Com a expectativa de colher aproximadamente 80 mil mãos* de milho verde, referente a safra 2011/2012, as vilas de São Sebastião e Monte das Oliveiras, localizadas na comunidade da Costa do Curuçá, no município do Careiro da Várzea  - situado a 20 quilômetros de Manaus -, são as que mais se destacam no cultivo do cereal.

A estimativa é do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que aponta o município do Careiro da Várzea como o que mais se destaca no plantio do milho, entre os agricultores familiares.

Em 2011 as referidas comunidades, juntamente com outras receberam do governo do Estado, por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), toneladas de sementes de milho verde da variedade cativerde, a qual tem se mostrado mais adaptada para áreas de várzea, alcançando o período de colheita na faixa dos 70 dias, com espigas padronizadas e os grãos apresentando maturação mais tardia pós-colheita.

De acordo com o gerente do Idam, Ofir Hage, em virtude da produção do milho ser rápida a comercialização tem se mostrado bastante estimulante, gerando uma renda satisfatória a ponto de fazer com que alguns agricultores utilizem técnicas de armazenamento das sementes para o ano subsequente.

A ideia é que eles possam iniciar a plantação tão logo a água recue das áreas a serem cultivadas.

Toda a produção de milho tem destino certo. A maioria dos agricultores vende o milho por meio de associações. O produto pode ser encontrado nas feiras de Manaus e no feirão da Sepror, além das feiras localizadas nos bairros do próprio município.

*Medida utilizada para comercializar o produto, uma ‘mão’ de milho é a soma de 50 espigas