Publicidade
Manaus
Manaus

Municípios do Amazonas terão apoio técnico na implantação de rede de assistência

Por meio da Seas, o governo estadual prestará o apoio técnico no processo de implantação das redes de atenção à criança, adolescente, idoso, mulher e deficiente, dentro do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no interior 19/11/2012 às 17:58
Show 1
Secretária da Seas se reuniu com representantes das prefeituras do interior do Amazonas
acritica.com Manaus

A secretária da Assistência Social e Cidadania (Seas), Regina Fernandes reuniu, nesta segunda-feira, 19, às 15h, com os prefeitos eleitos de Santa Isabel do Rio Negro, Mariolino Siqueira e Marlene Gonçalves, de Jutaí, além dos reeleitos Francisco Costa, de Carauari, e João Campelo, de Itamarati. Na pauta, o trabalho de apoio técnico do Governo do Amazonas no processo de implantação das redes de atenção à criança, adolescente, idoso, mulher e deficiente, dentro do Sistema Único da Assistência Social (Suas) no interior.

O encontro aconteceu em duas etapas. A primeira reuniu os representantes de Carauari e Itamarati. Nestes dois municípios da região do baixo Amazonas o governo construiu centros de Convivência da Família, que serão inaugurados este ano, e em fevereiro de 2013, respectivamente.

“A orientação do governador Omar Aziz e da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), Nejmi Aziz, é garantir a ampliação dos serviços sociais e facilitar o acesso da população à cidadania”, disse. Na segunda etapa, a prefeita eleita de Jutaí, Marlene Gonçalves, recebeu da secretária da Seas um diagnóstico da situação sócio-econômico do município, com informações sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), número de pessoas inscritas nos programas de transferência de renda do Governo Federal, como os programas Bolsa Família (PBF) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), este último direcionado a idosos e deficientes. 

O prefeito eleito de Santa Isabel do Rio Negro, Mariolino Siqueira foi o último atendido. Na reunião elei disse que pretende contar com o apoio técnico do Governo do Amazonas para implementar uma política forte na área da Assistência Social naquela cidade. “Estamos procurando parcerias e, não tenho duvidas, que a Seas vai nos dar um apoio muito importante para garantir melhor oportunidade para a nossa população”, disse Mariolino. 

A secretária da Seas disse que, ainda este ano, pretende reunir outros prefeitos eleitos e reeleitos para montar estratégias de trabalho para fortalecer o Suas no interior. Regina Fernandes disse que a partir de fevereiro de 2013, o Governo do Amazonas inicia um trabalho de capacitação dos novos agentes da Assistência Social nos 62 municípios. “Vamos realizar treinamentos e garantir o apoio técnico aos novos e atuais administradores, como determina o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS)”, disse.