Publicidade
Manaus
ESCOLAS

Músicas de Nicolas Jr. serão usadas em aulas de História e Geografia em Manaus

Parceria entre cantor e professores da rede municipal vai tornar o ensino dessas duas disciplinas mais interessante para os estudantes 17/05/2017 às 10:33 - Atualizado em 17/05/2017 às 10:37
Show show 1
Foto: Divulgação
acritica.com

Uma parceria entre o cantor e compositor Nicolas Jr. e professores de História e Geografia da rede municipal de ensino em Manaus vai tornar mais interessante para estudantes de escolas da capital o aprendizado dessas duas disciplinas. Um CD com canções sobre História e Geografia será produzido pelo artista a partir de textos elaborados pelos professores.

A ideia do CD, que tem previsão de ser lançado em setembro, surgiu de Nicolas Jr., que em conversa com amigos historiadores falou do desejo de contar em música a história do Amazonas, desde o período pré-colonial até a fase da República. Ele, então, foi apresentado aos Grupos de Estudos de História e Geografia do Amazonas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que iniciaram a elaboração do material teórico para embasar as composições.

O cantor falou sobre como surgiu o projeto e a expectativa em torno dele. “Eu já tinha a ideia de fazer algo nesse sentido, mas não poderia desenvolver o CD só. Eu sou músico, mas não domino a história. Os professores foram muito solícitos, abraçaram a ideia e eu estou muito feliz de eles terem entendido que a música pode ser um instrumento poderoso para a Educação”.

Nicolas ressaltou que produzir um CD, que contará com 20 músicas regionais, sendo dez de História e outras dez de Geografia do, além de um desafio artístico será uma forma de reforçar nos estudantes o ensino da cultura local, principalmente, com o apoio das novas tecnologias. Segundo ele, as músicas serão compostas de forma cronológica, como forma de facilitar o entendimento dos acontecimentos que marcaram a história do Amazonas desde o período pré-histórico até o moderno.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, comentou, emocionada, sobre como a parceria entre o artista e a Semed pode trazer bons resultados para o ensino oferecido pela rede municipal. “Com essa iniciativa, vamos conseguir destacar o nosso regionalismo e o que nós somos; para que, de fato, possamos avançar no nosso processo educacional”.

Segundo a professora Lídia Helena Oliveira, que faz parte do Grupo de Estudos de História e está envolvida no projeto, o trabalho foi iniciado pelas duas equipes há cerca de quatro meses e contou com a participação de aproximadamente 18 professores das duas disciplinas, que elaboraram o referencial teórico entregue para o cantor e compositor, na manhã desta terça-feira.

Para o professor de Geografia, Renato Ferreira de Souza, que também trabalhou na elaboração dos textos, fazer um CD com esse tema possibilitará que o material, posteriormente, possa ser utilizado em sala de aula pelos demais professores. “Nós esperamos que o nosso trabalho contribua de forma positiva com o Nicolas e que no futuro se torne uma ferramenta didático-pedagógica. Esse CD será um produto bem valioso do ponto de vista educacional”.

*Com informações da assessoria