Publicidade
Manaus
Manaus

Mutirão do seguro desemprego atende centenas de pessoas em Manaus

A procura pelo serviço foi grande nas sete unidades do Sine Amazonas. Mais de 800 senhas de atendimento foram distribuídas durante o mutirão 11/01/2013 às 15:25
Show 1
Centenas de pessoas procuraram pelo serviço de pagamento do seguro desemprego
acritica.com Manaus

Janeiro é um dos meses do ano que concentra maior procura pelo benefício do seguro desemprego no Amazonas, conforme as estatísticas do Ministério do Trabalho. Para atender a alta demanda do período, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), realizou um mutirão nas unidades do Sistema Nacional do Emprego do Amazonas (Sine), nesta sexta-feira (11).

A procura pelo serviço foi grande nas sete unidades do Sine Amazonas. Mais de 800 senhas de atendimento foram distribuídas durante o mutirão. “As demissões geralmente acontecem com mais força no mês de dezembro. O Polo Industrial demite mais nesse período e com isso em janeiro há essa demanda alta, até também porque o trabalhador acaba deixando para fazer isso em janeiro”, frisou o secretário executivo da Setrab, Paulo Júnior.

Depois de sete anos trabalhando na mesma fábrica no Polo Industrial de Manaus, o técnico de manutenção industrial Giovan de Souza, 47, foi demitido em dezembro. Assim como ele, centenas de trabalhadores perderam o emprego no final do ano. Segundo números da Superintendência da Zona Franca de Manaus, somente no mês de novembro, 1,7 mil postos de trabalho foram fechados. O órgão ainda não divulgou as estatísticas do mês de dezembro.

“Tem muita gente desempregada nesse início do ano, tanto do Distrito Industrial quanto do comércio. Diminuiu a demanda e o pessoal foi mandado embora. Quando eu fiquei sabendo do mutirão, vim logo correndo para cá”, comentou Giovan.

O industriário Júlio César Miranda, 40, também ficou desempregado no final de 2012. A empresa que ele trabalhava encerrou as atividades, demitindo cerca de 280 trabalhadores. “Está todo mundo correndo atrás do seguro desemprego para se garantir nesse período. As contas estão chegando e a gente precisa se organizar até arranjar outro emprego”, disse.

Com o aumento nas demissões, a busca pelo seguro desemprego disparou em janeiro. De acordo com a Setrab, nos últimos dez dias do mês 5.832 pessoas foram habilitadas a receber o benefício, quantidade que já é 21,4% maior que o número de seguros concedidos em dezembro, quando 4.801 trabalhadores tiveram acesso ao benefício. Em janeiro de 2012, a Setrab registrou a concessão de 6.850 benefícios do seguro desemprego.

O benefício garante um valor financeiro ao trabalhador desempregado, conforme a faixa salarial, por um período de até cinco meses, reforça Paulo Junior. “Todo aquele trabalhador e trabalhadora que tem acima de seis meses trabalhado tem direito ao seguro desemprego. Ele pode procurar as unidades do Sine com o extrato do FGTS, a guia do seguro desemprego, a carteira de trabalho, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência para dar a entrada no seu benefício”, disse.

Nesta sexta-feira, o atendimento em todas as unidades do Sine Amazonas foi exclusivo para o seguro desemprego. A partir de segunda-feira, dia 14, os demais serviços voltam a ser oferecidos normalmente.

Com informações da Agência de Comunicação do Estado (Agecom).