Publicidade
Manaus
Manaus

Nível do rio Negro, no Amazonas, está a dois centímetros de atingir a cota recorde

De segunda-feira (14) para terça (15) o nível do rio subiu três centímetros e a cota registrada é de 29,75 metros 16/05/2012 às 08:17
Show 1
Valderino Pereira faz as medições todos os dias e disse que esta quarta-feira (16) o nível do rio Negro deve atingir a cota máxima registrada em 2009
Evelyn Souza Manaus

Faltam apenas dois centímetros para o rio Negro atingir a marca histórica registrada em 2009, quando atingiu a cota máxima de 29,77 metros. De segunda-feira (14) para terça (15) o nível subiu três centímetros e a cota registrada nesta terça é de 29,75 metros, segundo informou o engenheiro civil que faz a medição, Valderino Pereira.

De acordo com Valderino, este recorde pode ser “batido” nesta quarta-feira (16), quando será feita uma nova medição logo no início da manhã.

Ao ser questionado sobre qual o nível que o rio Negro pode vir a atingir pelo fato de continuar enchendo, Valderino foi enfático.

“Não tenho como fazer uma estimativa e dizer quanto ele pode atingir. Assim como o nível pode continuar subindo até o mês de junho, ele também pode parar de subir até o final do mês. Não tem como dar uma certeza”, ressaltou.

Várias ruas do Centro de Manaus foram interditadas por conta da subida das águas do rio Negro. Sacos de areia e pontes de madeira ajudam no acesso de pessoas as lojas e também a feira da Manaus Moderna.