Publicidade
Manaus
Manaus

No AM dois partidos já marcaram datas para convenções partidárias

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) marcou o evento para o dia 23 de junho, e o Partido Comunista Brasileiro (PCB), para o dia 30. As convenções partidárias são reuniões onde as legendas precisam estipular nos nomes de seus candidatos nas eleições, além de servir para que os partidos articulem suas coligações com seus aliados 25/05/2012 às 13:34
Show 1
As convenções partidárias são reuniões onde as legendas precisam estipular nos nomes de seus candidatos nas eleições, além de servir para que os partidos articulem suas coligações com seus aliados
JOELMA MUNIZ Manaus

Faltando 16 dias para o início do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dois dos 27 partidos do Estado já estabeleceram as datas das convenções partidárias. O prazo firmado pela Resolução nº 23.341 do TSE estipula que os partidos se reúnam entre os dias 10 e 30 de junho.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) marcou o evento para o dia 23 de junho, e o Partido Comunista Brasileiro (PCB), para o dia 30. As convenções partidárias são reuniões onde as legendas precisam estipular nos nomes de seus candidatos nas eleições, além de servir para que os partidos articulem coligações com seus aliados.

De acordo com o vice-presidente do PSB, Alexandre Barbosa, a expectativa dos socialistas é reunir de 500 a 1000 filiados na quadra da Escola de Samba Balaku Blaku, localizada na rua Lima Bacuri, 377  no Centro de Manaus.

“Estaremos lá a partir das 9h da manhã, já decidimos os nomes dos nossos candidatos a Prefeitura de Manaus, o ex-prefeito Serafim Corrêa e o deputado estadual Marcelo Ramos. Agora vamos estabelecer os nomes para a nossa chapa destinada à Câmara Municipal de Manaus, o certo é que concorreremos com uma chapa completa à CMM”, destacou.

Já o PCB irá para a sua convenção esperando uma resposta dos aliados PSTU e PSOL, de acordo com o presidente do partido Luiz Navarro, a idéia é formar uma chapa com os dois partidos de esquerda, mas, se caso não aconteça o consenso os 900 filiados do PTN no Amazonas terão a oportunidade de escolher um nome exclusivo do partido.

“O fato é que estaremos inseridos no pleito deste ano onde a prefeitura de Manaus estará em jogo, sozinhos ou acompanhados”, enfatizou, lembrado que a reunião ocorrerá na sede do PCB localizada na avenida Tarumã nº 1.109, Casa 10 no bairro Praça 14 de Janeiro, Zona Sul.

A reportagem conseguiu contactar 12 dos 27 partidos do Amazonas. Entre os que atenderam as ligações estão PCdo B, que tem indicação para realizar sua convenção no dia 29, os representantes do PMDB, PDT, PPS, PR, PHS e PRB informaram que esperam os desenrolar das articulações com seus aliados para definir as datas.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) se reunirá no próximo sábado (26) com o objetivo de firmar a data. O presidente do Partido Social Liberal (PSL), vereador Massami Miki, pondera que o partido se reunirá entre os dias 2 e 4 de junho para discutir uma data.

Conforme informou o vereador, a data deve ser semelhante as dos Partidos do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), e do Progressista.