Publicidade
Manaus
Manaus

Nova composição da Câmara Municipal de Manaus fortalece partidos ‘nanicos’

PTN e PTC são as legendas que saíram mais fortalecidas das eleições de 2012, enquanto PMDB encolheu sua representação 26/10/2012 às 08:32
Show 1
Nanicos desbancam siglas de peso na CMM
Rosiene Carvalho Manaus

A composição da nova Câmara Municipal de Manaus (CMM) fortaleceu partidos nanicos, enfraqueceu siglas de grande porte como o PMDB de Eduardo Braga e pode diminuir a influência do senador na Casa. Isso porque o resultado das urnas deu ao PTN e PTC a maior representatividade na CMM com 21% do total de vereadores, enquanto o PMDB elegeu apenas um parlamentar. Além disso, o PTN, por exemplo, mesmo coligado com a candidata do grupo de Braga, Vanessa Grazziotin (PCdoB), não descarta compor a bancada da situação, caso Artur Neto (PSDB) seja eleito.

Braga é apontado como o grande responsável pela condução de Isaac Tayah (PSD) e Marcel Alexandre (PMDB) à presidência e vice-presidência da Casa, há dois anos. Tayah era líder do prefeito e passou à oposição sob o comando de bastidores de Braga. A estratégia criou problemas à administração de Amazonino Mendes.

No pleito deste ano, o PTN ampliou a representatividade na Câmara de dois para cinco vereadores. O PTC aumentou de um para quatro o número de parlamentares. Já os partidos que tiveram o melhor desempenho no número de prefeitos eleitos no interior do Estado, PSD e PMDB, conseguiram menor número de vagas.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).