Publicidade
Manaus
Cotidiano, Meio Ambiente, APA, APA Ponta Negra, Semmas, condomínios, APA Ufam

Novas APAs criadas em Manaus terão conselhos consultivos

Primeira reunião para tratar sobre o tema será entre órgãos e representantes de mais de 10 condomínios localizados nas imediações da APA Ponta Negra 05/07/2012 às 15:18
Show 1
APA Ponta Negra foi criada juntamente com outras quatro unidades, em diferentes áreas de Manaus
acritica.com ---

Moradores de 14 condomínios que se encontram instalados nas proximidades da Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Ponta Negra, localizada na Zona Oeste de Manaus, e recém criada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), deverão se reunir nesta sexta-feira (6), com o órgão para a escolha de um representante da sociedade civil que fará parte do conselho consultivo da APA.

Além dos condôminos, estarão presentes também representantes do Park Suítes, do Tropical Hotel e do grupo Uai Shopping, que tem a permissão da Prefeitura de Manaus para explorar comercialmente a área.

De acordo com o parágrafo primeiro, incisos 1, 2 e 3, do decreto nº 1.501/12, que regulamenta a criação da APA Ponta Negra, o conselho deve funcionar como uma instância consultiva formada por representantes da Câmara Municipal de Manaus (CMM), do Sindicato da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon), Semmas, Implurb, Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Sehaf), Manaustur e Manaustrans.

A reunião será coordenada pela técnica em Educação Ambiental da Semmas, Fátima Nascimento, com apoio da assessoria técnica do órgão.

Na próxima terça-feira (10), pela manhã, será realizada a reunião para a indicação dos representantes do conselho consultivo da APA Ufam, que integra a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Centro Universitário Luterano de Manaus (Ulbra-Manaus), Conjunto Acariquara, Conjunto Eliza Miranda (com os 16 blocos representados), Conjunto Japiim 2, Instituto Educar para a Cidadania e Parque Lagoa do Japiim. O conselho também deverá ter representações do Sinduscom,  CMM e órgãos municipais.

O titular da Semmas, Marcelo Dutra, chama a atenção para a importância da criação do conselhos, uma vez que eles terão como função apoiar a tomada de decisões relativos à maneira de desenvolver o ecossistema de forma sustentável, atendendo as necessidades dos moradores da área e da comunidade manauara.

Todas as APAs criadas nos últimos quatro anos contarão com os seus respectivos conselhos. Nas próximas semanas, estarão sendo levadas à discussão as criações dos conselhos consultivos das APAs Igarapé do Gigante,  Adolpho Ducke e Parque Linear do Bindá.