Publicidade
Manaus
Manaus

Nove Escolas de Samba fazem a festa no Sambódromo

Agremiações, em dez horas de apresentação, vão mostrar a garra de suas comunidades na busca pela conquista do título 18/02/2012 às 09:37
Show 1
Desfiles iniciam às 18h40, com a Dragões do Império, e devem levar uma multidão ao Centro de Convenções
Carolina Silva ---

As nove escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Manaus vão garantir mais de dez horas de apresentação no Centro de Convenções (Sambódromo). Com entrada gratuita, a expectativa de público é de mais de cem mil pessoas. A escola Dragões do Império irá abrir o desfile nesta noite, a partir de 18h40, apresentando o enredo “A Dragões do Império é show, a história e magia do circo chegou. Vamos sorrir, vamos gargalhar”. Em seguida, às 20h, a Mocidade Independente do Coroado dá continuidade à grande festa com o enredo “Manaus e suas maravilhas”. O enredo da escola azul e branca Unidos do Alvorada neste ano é em homenagem ao cantor e levantador de toadas David Assayag.

A escola irá narrar a história do Boi Caprichoso com o título “David Assayag numa Alvorada em Azul e Branco, um canto de luz”. A Unidos do Alvorada deve levar para o Sambódromo 25 alas, cinco alegorias, e 250 ritmistas na bateria. Às 22h40, a escola de samba da Zona Leste, Grande Família, se apresenta com o enredo “Quem disse que o mundo vai acabar? A Grande Família presenta o futuro...” A agremiação vermelha e branca quer levar ao público a vibração de cerca de 4 mil brincantes em 28 alas e cinco carros alegóricos. À meia-noite, a animação do público vai ficar por conta do samba-enredo “A saga árabe no Amazonas, uma história de amor e paz”, da escola Sem Compromisso.

Depois, já na madrugada de domingo, à 1h20, a escola que levou o título de campeã em 2011 - Reino Unido da Liberdade - irá tentar o bicampeonato em 2012 levando ao Sambódromo cerca de 4,5 mil brincantes ao som do samba-enredo “Um menino, um sonho, uma obra: o amor de Dom Bosco virou realidade”. Serão 36 alas, cinco alegorias e 300 componentes na bateria da agremiação do Morro da Liberdade.

A Mocidade Independente de Aparecida estima levar para a avenida 3,8 mil componentes com muito samba no pé ao som do enredo “MMXII” (2012 em algarismos romanos) defendendo o meio ambiente, a preservação e o desenvolvimento sustentável. Sertão cinco carros alegóricos, 260 ritmistas na bateria, 25 alas, sendo uma coreografada. A penúltima escola de samba a desfilar será a Vitória Régia que irá entrar na avenida às 4h. Este ano, a escola de samba da Praça 14 irá se apresentar com o enredo “A Vitória Régia faz o povo cantar num tributo ao Sambódromo”. Serão cinco alegorias e 30 alas, com cerca de 4,5 mil brincantes. Para encerrar o desfile, a Balaku Blaku entra na avenida às 5h20 com o samba-enredo “Embriagados de alegria vamos ficar. Com a cerveja mais gostosa é só comemorar”. A escola vai apresentar 22 alas e, aproximadamente, 2,8 mil brincantes. Ao todo, serão quatro alegorias.

130 no ‘bloco dos varredores’

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) colocou 130 trabalhadores na pista do Sambódromo, em cada uma das quatro noites do Carnaval. Os garis formam o bloco dos varredores para limpar a pista após a passagem de cada escola de samba, bloco ou grupo desde a última quinta-feira, 16. Para levar esse contingente de profissionais ao Sambódromo, a Semulsp remanejou algumas equipes como as da varrição e da lavagem noturna, que ficarão com um número menor de membros.

Também vão compor o bloco da Semulsp as equipes da poda e da pintura. Além dos garis, participar da coleta dos resíduos recicláveis – plásticos, papéis, metais e vidros – três associações de catadores, num total de 15 catadores, por noite. A coordenação dos catadores será exercida pela Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), que vai levar mais cinco membros para a avenida. A Semulsp vai levar ainda dois caminhões compactadores para que o lixo recolhido seja imediatamente prensado e, caso haja supergeração de resíduos, haja revezamento entre eles para descarregar no Aterro Controlado de Manaus (ACM).

Carnaboi

Na segunda e terça-feira, 20 e 21, será a vez de o Carnaboi reunir um grande público no Centro de Convenções. O evento começa às 20h nos dois dias e vai receber 21 atrações de boi-bumbá. Amanhã também será realizado, no Centro Cultural Largo São Seastião, o Concurso de Fantasias Adulto, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC). O evento começa às 20h e é gratuito.