Publicidade
Manaus
Manaus

O aprendizado mudando a vida das pessoas

Movimento de Alfabetização MOVA Brasil está ajudando a mudar a história de milhares de brasileiros como seu Raimundo Sá, que aprendeu a ler depois de idoso, frequentando as aulas promovidas pelo projeto 15/09/2012 às 20:05
Show 1
Raimundo Sá veio para Manaus ainda criança, mas só depois de idoso entrou em uma sala de aula
Ana Celia Ossame Manaus

Os olhos de seu Raimundo Amaral de Sá brilham de maneira especial quando ele consegue, desenhando letra por letra, escrever o próprio nome. Morador da antiga Colônia dos Hansenianos, no bairro Colônia Antônio Aleixo, Zona Leste, seu Raimundo não sabe nem dizer sua idade ou o lugar onde nasceu, mas agora, todo orgulhoso, pode assinar o nome. Isso só é possível porque ele e um grupo de moradores do bairro frequentaram a sala de aula aberta pelo Movimento de Alfabetização MOVA Brasil, que há dez anos contribui para a redução do analfabetismo no Brasil.

Na última sexta-feira, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, Praça 14, Zona Sul, seu Raimundo e dezenas de estudantes de algumas das 135 salas de aula que funcionam em oito municípios do Estado, reuniram-se para discutir e “prosear” sobre o projeto. A felicidade dele era única, mas o ato de aprender a ler na idade adulta também  está deixando alegres, atualmente, 3.849 educandos no Estado, informou Luiz Marine, 50, coordenador pedagógico nacional do projeto.

A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa.