Publicidade
Manaus
Manaus

Obras no aeroporto de Manaus devem ser concluídas até dezembro de 2013

O novo complexo aeroportuário duplicará a sua capacidade atual de 6,4 milhões de passageiros por ano para 13,5 milhões 16/11/2012 às 14:11
Show 1
Andamento das obras chega a 38,8 %
acritica.com Manaus (AM)

Com investimento total de R$ 315,98 milhões, as obras de reforma, adequação e ampliação do Terminal de Passageiros I do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus, estão 38,8 % concluídas.

Até o final deste ano, as intervenções devem chegar a 51%, com a aplicação de R$ 120,3 milhões. A conclusão total das obras está prevista para dezembro de 2013.

O novo complexo aeroportuário duplicará a sua capacidade atual de 6,4 milhões de passageiros por ano para 13,5 milhões. O terminal de passageiros I terá a área ampliada de 43.000 m² para 97.258,55 m².

Atualmente são 870 trabalhadores envolvidos diretamente nas obras e mais 2.700 indiretos. As equipes de engenheiros e de técnicos nas obras somam mais de 80 profissionais.

O processo licitatório para contratação das obras e serviços de engenharia do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes foi realizado no dia 28 de julho de 2011. Treze empresas participaram da licitação, sendo 12 habilitadas, oito classificadas e 4 desclassificadas.

No dia 16 de novembro de 2011, foram iniciadas as obras do Terminal de Passageiros com a abertura do Diário de Obras.

Obras

As intervenções feitas no saguão, cobertura, viaduto e estacionamento definitivo, representam  61% do total do empreendimento.

A escavação para as obras do saguão, viaduto e estacionamento estão em sua fase final. A montagem das sapatas, pilares, vigas e lajes do estacionamento estão em andamento, com 51% executados.

No viaduto, estão em andamento os serviços de sapatas, pilares, vigas e concretagem das lajes, com total de 75% já executado.

No saguão, está em andamento a construção das galerias técnicas, das fundações e dos pilares. O planejamento das obras prevê a conclusão da cobertura do saguão ainda em de 2012.

Em junho de 2012 foi entregue o estacionamento provisório. Em março de 2013 serão entregues para operação as salas remotas de embarque e desembarque internacional e em maio, está prevista a entrega do novo saguão, juntamente com o viaduto e o novo estacionamento.

Visita

O superintendente Regional da Infraero, Rubem Lima, e o superintendente do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Aldecir Lima, receberam a imprensa no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na manhã desta sexta-feira (16), para falarem sobre o andamento das obras.

Na ocasião, os representantes da Infraero apresentaram um resumo das principais ações para a realização dos serviços.  Após entrevista coletiva, no saguão do Terminal de Passageiros I, houve  visitação aos canteiros.