Publicidade
Manaus
Manaus

Ônibus novos não reduzirão tempo de espera

Esta é a quarta entrega de ônibus novos desde o anúncio da renovação da frota, no ano passado. Na última, realizada no dia 18 de março deste ano, foram entregues 366 veículos 18/08/2012 às 10:49
Show 1
Em outubro do ano passado outros 210 ônibus novos foram entregues pela SMTU
Florêncio Mesquita Manaus

Os 161 ônibus articulados existentes em Manaus hoje são suficientes para garantir o funcionamento do sistema de transporte de massa Bus Rapid Transit (BRT), o qual dependerá, agora, da estrutura física – implantação de corredores exclusivos – para passar a funcionar na capital. A informação é do superintendente Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Wesley Aguiar. Os articulados representam 18,3% dos 881 veículos novos entregues pelo executivo municipal nessa gestão e 9,4% do total da frota, hoje composta por 1719 carros.

Segundo a Prefeitura de Manaus, o edital de licitação do transporte coletivo previa a renovação da frota com 858 veículos nas dez empresas que atuam no sistema: Açaí, São Pedro, Integração, Via Verde, Coroado, Global, Transtol, Líder, Rondônia e Vega. No entanto, o número de ônibus já alcançou 881 veículos entre convencionais, articulados e transporta - para transporte de portadores de necessidades especiais - conforme anunciou a gestão municipal, totalizando uma frota 1.719 veículos cadastrados.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), de 1º de janeiro a 31 de julho deste ano foram emplacados 502 ônibus novos. Somados aos 1.135 novos ônibus emplacados de janeiro a dezembro de 2011, são 1.637 novos veículos do transporte coletivo emplacados na cidade. Segundo a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos, (SMTU), os novos ônibus atuarão na Zona Norte, onde há a maior demanda de usuários. Segundo a assessoria da pasta, os detalhes sobre distribuição nas linhas serão anunciados somente durante a entrega dos ônibus, às 9h, na rua 7 de Maio, bairro Santa Etelvina, Zona Norte.

Quarta entrega

Esta é a quarta entrega de ônibus novos desde o anúncio da renovação da frota, no ano passado. Na última, realizada no dia 18 de março deste ano, foram entregues 366 veículos. Na ocasião, o então titular da SMTU, Marcos Cavalcante, previa que o número de novos ônibus ultrapassaria a marca dos 900 veículos. Até então, Manaus contava com uma frota de 1.728 ônibus, sendo 1.513 convencionais, 178 são articulados, 12 micro-ônibus e 25 transporta.

A nova frota segue a Lei de Mobilidade Urbana, aprovada no início de março, após 30 anos de discussões. A última entrega de ônibus foi marcada por justificativas do prefeito Amazonino Mendes sobre as denúncias de irregularidade supostamente praticadas por Marcos Cavalcante. Ele pediu afastamento do cargo, alegando desgaste por conta das denúncias feitas por membros de cooperativas do transporte executivo, que apontam que ele chefiava uma quadrilha que comercializa licenças para a exploração do serviço na cidade.