Publicidade
Manaus
Manaus

Operação Páscoa: Ipem-AM vai fiscalizar ovos de chocolates nas pratileiras

Os fiscais do Ipem-Am irão percorrer diversos estabelecimentos comerciais de Manaus, para coletar os produtos expostos nas prateleiras, e em seguida realizar o exame pericial no laboratório do instituto. 26/02/2013 às 21:10
Show 1
A fiscalização vai até o dia 22 de março
acritica.com Manaus (AM)

Até o dia 22 de março, o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), realizará a Operação Páscoa. O objetivo da ação é verificar o peso e brindes contidos nos ovos de chocolate comercializados na cidade, além de garantir mais segurança aos consumidores ao fazer aquisição do produto.

Durante esse período, os fiscais do Ipem-Am irão percorrer diversos estabelecimentos comerciais de Manaus, para coletar os produtos expostos nas prateleiras, e em seguida realizar o exame pericial no laboratório do instituto.

O diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito informou que serão realizados exames periciais nos ovos de chocolate para verificar se o peso corresponde ao declarado na embalagem e se os brindes contidos nos mesmos seguem as especificações permitidas para a idade indicada determinadas por lei.

Márcio André ressaltou ainda que os consumidores precisam ficar atentos para o peso dos produtos e na numeração estabelecida, pois a mesma varia de acordo com cada marca e, principalmente, aqueles que trazem brinquedos em seu interior, observar se atendem a certificação do Inmetro” disse.

Serão verificados os ovos de chocolates de marcas nacionais, assim como os ovos caseiros produzidos em Manaus, pois esses produtos devem possuir o mesmo padrão de peso, devendo conter na embalagem a indicação da quantidade do produto, destacou o diretor-presidente.

Durante as análises feitas no laboratório é verificado se a quantidade de chocolate é a mesma da declarada na embalagem, pois o consumidor tem que pagar pelo produto e não pela embalagem.

Caso haja alguma irregularidade, será lavrado um auto de infração onde o proprietário recebe um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM. E as multas variam de R$ 400 a R$ 200 mil reais.

O consumidor que desconfiar ou encontrar alguma irregularidade pode entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM pelo 0800-092 2020, que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h (manhã) e de 13h30 às 16h30.