Publicidade
Manaus
democracia e segurança

Órgãos de segurança planejam atuação para manifestações do próximo domingo (17)

Dois mil policiais estarão nas ruas e as ações, acompanhadas pelas câmeras de segurança, serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) 14/04/2016 às 19:22 - Atualizado em 15/04/2016 às 10:34
Show d92aeb30 c16b 4589 ac0d 9b2d70d5831b
Órgãos de segurança planejam atuação para manifestações do próximo domingo (17)
acritica.com* Manaus (AM)

Órgãos do Sistema de Segurança Pública (Polícias Civil e Militar, Detran-AM, Corpo de Bombeiros e SSP-AM), com apoio de órgãos federais e estaduais, realizam neste domingo (17), a partir das 12h, a Operação Gestão de Multidões XII, para acompanhar as manifestações previstas na Ponta Negra, Zona Oeste, e Largo São Sebastião, no Centro, Zona Sul.

As ações serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) e serão acompanhadas pelas câmeras de segurança.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, os órgãos atuarão em ações ​ de​ inteligência, policiamento ostensivo, socorro de urgência e emergência, repressão qualificada, proteção do patrimônio cultural e do meio ambiente com foco na defesa do cidadão. “As medidas foram alinhadas em reuniões integradas, com participação de representantes dos órgãos de segurança, mobilidade urbana, saúde e Justiça do Estado e Município”, ressaltou.

Sérgio Fontes contou ainda que o efetivo está planejado conforme a expectativa de público feita pelos órgãos. 

“Hoje, nós reunimos com os comandos de policiamento da capital e especializado para definir as estratégias e todo o nosso setor administrativo também estará nas ruas no domingo. Nós estamos preparados para acompanhar essas movimentações e acreditamos que não teremos problemas”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, James Frota.

Ainda segundo Frota, o policiamento também será reforçado no interior, nas cidades onde também são previstas manifestações. 

“Queremos que a democracia aconteça, mas  ela só existe  quando um respeita o direito dos outros. Então que as pessoas que estiverem nas ruas expressem seu sentimento democrático sem ofender ninguém, sem brigas e com segurança”, alertou o comandante.

O secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Dan Câmara, frisou​ que a integração dos órgãos vai garantir o desenvolvimento de todas as atividades previstas. “A operação visa garantir a segurança e o bem-estar de todos que participarem do evento neste domingo”, disse Dan Câmara.

Também participam da operação: o Comando Militar da Amazônia (CMA), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária de Manaus e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas).

Orientações da SSP-AM para as manifestações:

-Participe da manifestação de forma pacífica

-Ao perceber tumulto, afaste-se no local para sua segurança

- Procure um policial mais próximo se perceber algo fora do normal, como a presença de vândalos ou suspeitos de crimes

-Evite levar objetos de valor, como celulares e bolsas

-Não apoie depredação, dano, ou qualquer ato violento

-Evite levar crianças de colo ou menores de 10 anos

*Com informações da assessoria e Kelly Melo