Publicidade
Manaus
Manaus

Órgãos de trânsito dão início à Operação ‘Volta às Aulas’ na rede de ensino particular

Visando garantir a segurança e o ordenamento do tráfego, Detran-AM e Manaustrans realizaram ações de fiscalização do transporte escolar e educação  25/01/2016 às 09:57
Show 1
Operação “Volta às Aulas”
SILANE SOUZA Manaus,Amazonas

Com o começo do ano letivo 2016 em algumas escolas da rede privada de ensino em Manaus, nesta segunda-feira (25), órgãos de trânsito deram início a Operação “Volta às Aulas”. O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) fiscaliza o transporte escolar e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) desenvolve ações de educação para o trânsito. O objetivo é garantir segurança e ordenamento do tráfego nas áreas escolares.

Em relação ao transporte escolar, o Detran-AM começou as ações às 6h30, no Centro Educacional La Salle, na avenida Dom Pedro I, Alvorada, Zona Centro Oeste da cidade. Na ocasião, foram fiscalizados todos os itens necessários para dar maior segurança no transporte dos estudantes na ida para a escola e na volta para casa. Nenhuma infração foi constatada. Ao longo da semana, outras áreas serão visitadas pelas equipes do órgão.


De acordo com Leonel Feitoza, este ano, a ação de fiscalização associada à distribuição de material educativo, com orientações para pedestres e motoristas, será realizada em duas etapas, a primeira nas escolas particulares e a segunda, a partir da segunda quinzena de fevereiro, quando começam as aulas nas escolas da rede pública. “Desde o ano passado não registramos acidentes envolvendo o transporte escolar e pretendemos que continue assim”, afirma.

O Manaustrans iniciou a campanha de educação para o trânsito “Volta às Aulas”, também às 6h30, mas no Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM), na avendia Codajás, esquina com a rua Marques da Silveira, Petrópolis, Zona Sul. A atividade contou com a presença das equipes de agentes de trânsito que monitoraram e fiscalizaram o tráfego de veículos na via da escola, que tem um movimento intenso, e de educação do órgão, que fizeram distribuição de material educativo.


De acordo com o diretor-presidente do Manaustrans, Eudes Albuquerque, nesse período de volta as aulas aumenta em 30% o número de veículos que estão circulando em Manaus, com isso, a tendência é haver maiores engarrafamentos porque todos os pais saem no mesmo horário para chegar às escolas. “Nossa ação é justamente para evitar que isso ocorra. Não estamos aqui para multar, apenas para informar e educar os pais quanto ao trânsito seguro”, disse.

Ao longo da semana, o Manaustrans irá visitar mais 14 escolas. A dica do diretor-presidente do órgão é para os pais saírem mais cedo de casa para evitar transtornos. “Quando os pais saem atrasados começam a fazer infração, avançam sinal, param em fila dupla. Então, pedimos que os pais saiam um pouco mais cedo de casa e que colabore, seja consciente, porque a gente precisa de um trânsito seguro para que o aluno chegue na escola bem”, frisou.