Publicidade
Manaus
Cotidiano, Aviação Civil, Segurança Aeroportuária, Infraero, Aeroporto Eduardo Gomes, PNAVSEC, Conaero, AISA

Órgãos públicos iniciam ação integrada de segurança no aeroporto de Manaus

A entrada em funcionamento da AISA auxília as instituições públicas a enfrentar os desafios futuros na área de segurança pública, ocasionados pelo aumento contínuo do fluxo de passageiros e de realizações de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 26/06/2012 às 13:26
Show 1
Aumento do fluxo de passageiros e realização de grandes eventos, requer mais atenção na segurança aeroportuária
acritica.com Manaus

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, localizado no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, contará com Ação Integrada de Segurança Aeroportuária (AISA). O lançamento do projeto aconteceu na manhã desta terça-feira (26), no auditório do Terminal de Logística de Carga (Teca).


A AISA tem a finalidade de aproximar as instituições ligadas à manutenção da segurança no ambiente aeroportuário, utilizando formas de aumentar a sinergia entre as autoridades envolvidas. Isso por meio de um detalhado organograma de acionamento, que visa agilizar a comunicação de ocorrências, dividir tarefas e proporcionar respostas eficazes a possíveis ameaças à segurança de passageiros e usuários.
 
A entrada em funcionamento da AISA possibilita otimizar a utilização dos recursos disponíveis e  preparar as instituições públicas para enfrentar os desafios futuros na área de segurança pública, ocasionados pelo aumento contínuo do fluxo de passageiros e de realizações de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014. A implantação da ação integrada se harmoniza ao Decreto Lei nº 7.168/2010, que instituiu o Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (PNAVSEC).
 
Neste documento, o parágrafo 2º, do artigo 13, combinado com o caput do artigo nº 308, prevê que órgãos de segurança pública prestam apoio à Polícia Federal nos sítios aeroportuários, especialmente para a realização de inspeções com poder de polícia e busca pessoal, auxílio em situações de crise e emergência, bem como autorização de embarque de passageiro armado.