Publicidade
Manaus
Manaus

Outubro Rosa: Campanha na luta contra o câncer será lançada nesta segunda em Manaus

O movimento mundial que, no Brasil, acontecerá simultaneamente em várias cidades, consiste na iluminação de locais públicos com a cor rosa, símbolo da luta contra a doença. 30/09/2012 às 18:20
Show 1
Campanha chama atenção para a importância do diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama
A Crítica Manaus (AM)

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama – o primeiro em incidência no mundo entre as mulheres -, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon) lançará, às 18h30 desta segunda-feira (1/10), mais um Outubro Rosa.

O movimento mundial que, no Brasil, acontecerá simultaneamente em várias cidades, consiste na iluminação de locais públicos com a cor rosa, símbolo da luta contra a doença. Em Manaus, a abertura oficial do evento acontecerá na cabeceira da ponte Rio Negro, que liga a capital a Iranduba.

A coordenação do movimento no Amazonas é de responsabilidade do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC). Segundo a Estimativa 2012 do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 340 mulheres devem ser acometidas pela doença este ano no Amazonas, 290 delas só na capital.

 “Quanto mais cedo é detectado o câncer de mama, maiores são as chances de sucesso no tratamento. Por isso, temos insistido em ações de conscientização que mostrem para a população feminina a importância do auto-exame das mamas e da mamografia após os 40 anos, os quais podem levar ao diagnóstico precoce da doença”, ressaltou o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade. 

O movimento Outubro Rosa, que envolve organizações governamentais, não governamentais e sociedade civil, teve início em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). O movimento se caracteriza por colorir de rosa ambientes de acesso público.

Pelo mundo
A campanha já iluminou a Torre de Pisa na Itália, o Arco do Triunfo em Paris, a Casa Branca em Washington e as Pirâmides do Egito. No Brasil já foram iluminados o Cristo Redentor, o Teatro Amazonas a Pinacoteca de São Paulo e a Ópera de Arame, em Curitiba.