Publicidade
Manaus
Manaus

Outubro Rosa finaliza com saldo positivo em Manaus

Manaus e mais 21 municípios realizaram ações relacionadas a campanha que alerta para a prevenção ao câncer de mama 27/10/2012 às 09:02
Show 1
Um novo passeio ciclístico, dessa vez em Manaus, será o marco final da campanha do Outubro rosa na terça-feira
Jornal A Crítica Manaus

Na próxima terça-feira (30), no encerramento das atividades do Outubro rosa, movimento, liderado pela Fundação Centro de Oncologia do Amazonas (FCecon), envolvendo os municípios e organizações não-governamentais, haverá o evento denominado ‘Pedalada’ saindo do Parque dos Bilhares (avenida Constantino Nery), a partir das 20h, seguindo para o Igarapé do Mestre Chico, próximo à área central da cidade, na Zona Sul, encerrando os eventos relacionados ao tema. A est imativa é que pelo menos 250 pessoas participem.

Ontem, o Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas da Amazônia (Gamma) comemorou também o aniversário de três anos da Organização Não Governamental (ONG), que tem cerca de 50 colaboradoras voluntárias. Além da capital, 21 municípios  do Amazonas participaram este ano da programação do Outubro rosa. O evento  acontece mundialmente visando a prevenção ao câncer de mama, que é o segundo mais frequente no mundo, ficando atrás do de pulmão, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

CÂNCER DE COLO

Um dado importante, citado pela presidente do Gamma, Oriona Ohse, é que embora o Outubro rosa seja o movimento símbolo do combate ao câncer de mama no mundo, o evento é uma oportunidade também para lembrar a prevenção ao câncer de colo de útero, no qual o Amazonas é um dos líderes nacionais. Oriona, que é paciente da FCecon há 12 anos, doou, durante o evento, próteses artesanais produzidas por ela mesma, além de próteses mamárias de silicone, fruto de doação.

A participação de 21 municípios no Outubro rosa foi um dado importante este ano.

Além de Manaus, as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios de Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, Silves, Guajará, Careiro Castanho, Carauari, Japurá, Fonte Boa, Novo Airão, Itamarati, Parintins e Humaitá também realizaram eventos relacionados ao dia, iluminando ambientes públicos, como Unidades de Saúde da Família, secretarias, prefeituras, igrejas, orlas, rodoviár ias, entre outros.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).