Publicidade
Manaus
FCecon

Pacientes oncológicos participam de atividades em comemoração ao Dia das Mães

As atividades de reforço à política de humanização abrangeram profissionais, visitantes, acompanhantes e, especialmente, pacientes em tratamento nas enfermarias compartilhadas 06/05/2016 às 18:00
Show m e
O grupo de animação hospitalar Rei David entre outros voluntários levaram brincadeiras e música ao vivo aos setores / Foto: Divulgação
Acritica.com Manaus (AM)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), desenvolveu nesta sexta-feira (6), com o apoio de vários parceiros, uma programação especial alusiva ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, 8. As atividades de reforço à política de humanização abrangeram profissionais, visitantes, acompanhantes e, especialmente, pacientes em tratamento nas enfermarias compartilhadas e Serviço de Quimioterapia da unidade hospitalar.

“Esse tipo de ação se torna um incentivo para as pessoas lutarem contra essa doença que é tão desgastante e a gente se sente mais fortalecido. O carinho e o amor que a gente recebe são importantes nessas horas”, destacou a paciente Josefa Soares da Silva, 72.

Segundo o diretor-presidente da FCecon, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, as atividades reforçam o comprometimento de levar um atendimento mais humano aos usuários do hospital, que na maioria das vezes encontram-se vulneráveis.

 “Essa relação de contato, carinho e afeto, comprovadamente ajuda na recuperação de pacientes enfermos e torna o hospital um lugar mais acolhedor, onde as pessoas podem buscar amparo e esperança para superar o câncer”, ressaltou.

Pela manhã, ações desenvolvidas em parceria com as ONGs Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Rede Feminina de Combate ao Câncer, levaram alegria às enfermarias e a quem recebia tratamento quimioterápico. Foram distribuídas 500 garrafas decorativas doadas pela casa noturna Porão do Alemão e ornamentadas artesanalmente, kits de higiene pessoal, vestimentas confeccionadas pelas voluntárias da Rede, lanches variados, entre outros.

O grupo de animação hospitalar Rei David entre outros voluntários levaram brincadeiras e música ao vivo aos setores. A atividade foi realizada com o apoio do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer da Fundação (Dpcc).

Paralelo a isto, a Associação dos Funcionários da FCecon (AsFcecon) recebeu funcionários e servidores em um evento simbólico no auditório da instituição, com direito a bolo, salgadinhos e brindes diversos doados por membros do hospital e empresas privadas. Houve, ainda, momentos de beleza com corte de cabelo e maquiagem gratuitos feitos pela equipe do Cetam e apresentações teatrais e musicais com os artistas locais Goreth Almeida e Kalil Amud e com o grupo The Fusion Dance, como forma de homenagear as mães que atuam na unidade.

 O Centro Metropolitano de Ensino do Amazonas (Cemetro) também participou com sessões de massoterapia gratuitas. Na ocasião, os concursados da Susam, que ingressaram na unidade hospitalar no último mês, receberam as boas vindas dos gestores.

“Esperamos que essas ações se tornem cada vez mais frequentes na Fundação, levando reconhecimento aos profissionais que se doam à assistência aos pacientes e apoio aos familiares que contribuem para que o ambiente hospitalar se torne mais leve”, frisou o diretor-presidente.