Publicidade
Manaus
Manaus

Pais fazem fila desde às 6h desta quinta (10) para matricular os filhos em escola de Manaus

Mesmo com a oportunidade de fazer um pré-cadastro online e dirigir-se a qualquer escola da rede pública, pais e responsáveis formaram fila. 10/01/2013 às 22:01
Show 1
Pais e responsáveis começaram a formar fila nas primeiras horas da manhã
Camila Pereira Manaus (AM)

Todos os anos a história se repete. Pais e responsáveis enfrentam filas em frente às escolas para matricular os filhos. Na noite desta quinta-feira (10), dezenas de pessoas estiveram em frente à escola Dr. José Milton Bandeira, localizado na rua sete, bairro Monte Sinal, Zona Norte de Manaus para garantir uma vaga.

A fila começou a se formar nas primeiras horas desta quinta. A doméstica Rozilene dos Santos foi uma das primeiras a chegar. Ela afirma que chegou por volta das 6h e que a espera é necessária. “Enfrentamos a fila por causa das vagas, porque se não tiver aqui, corre o risco de ‘jogar’ o aluno para um bairro muito distante. Eu não tenho condições de levar meus filhos pro centro todo o dia”, disse.

Ainda de acordo com ela, na próxima segunda-feira, deverá estar na fila mais uma vez. “Eu vou cursar o primeiro ano do ensino médio durante a noite, e preciso garantir a vaga, porque apenas uma turma que vai se formar”, declarou.

Em busca de matricular seus dois filhos, a dona de casa Luiza Coelho também estava na fila. “É um absurdo ter que enfrentar essa fila, mas estamos procurando um ensino adequado e de qualidade para os nossos filhos”, falou.

Questionadas se teriam procurado realizar a pré-matrícula pelo site, elas disseram que não.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que não há necessidade na formação de filas e nem, no momento do atendimento, se dirigir especificamente à escola que deseja a vaga. Os pais podem e devem efetuar uma pré-matrícula por meio do site www.matriculas.am.gov.br.

A pré-matrícula acelera o processo. Quando acessado, a pessoa indica a escola pretendida e imprime a guia de atendimento e poderá dirigir-se a qualquer escola da rede estadual ou municipal.

A Seduc também disponibilizou o telefone 0800-280-6631 para que a população ligue gratuitamente e receba instruções facilitando o processo de matrículas.