Publicidade
Manaus
curso pescado

Palestra ensina técnicas de manipulação de alimentos a feirantes de Manaus

Os feirantes aprenderam técnicas para garantir a qualidade do peixe oferecido à população 25/01/2012 às 14:49
Show 1
Palestra ensinou técnicas de manipulação de pescado
Cassandra Castro Manaus

Organização e limpeza do ambiente de trabalho e cuidados com a higiene pessoal com manter unhas e mãos limpas.  Estas foram algumas das recomendações dadas aos trabalhadores da feira da Betânia, na Zona Sul de Manaus, nessa terça-feira (24), durante palestra realizada na sede da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento(Sempab).

Outra recomendação dada aos feirantes foi a da troca das costumeiras tábuas de madeira onde frenquentemente os peixes são tratados, por tábuas de acrílico. Segundo o Secretário da Sempab, Rogério Vasconcelos, as tábuas de madeira acabam absorvendo o sangue e outros elementos dos peixes. “Essas tábuas, mesmo após lavadas, continuam com material orgânico, comprometendo a qualidade do alimento”, explicou o secretário. “Já as tábuas de acrílico não são porosas, ou seja, não absorvem o material orgânico, por isso são facilmente limpas”, acrescentou.

A palestra foi feita com auxílio de materiais idênticos aos usados diariamente pelos feirantes, como facas, tábuas de corte, aventais e afiadores de lâminas, entre outros utensílios. “Mostramos aos feirantes que hoje em dia é indispensável o uso de equipamentos de proteção individual como luvas, botas, avental e máscara”, afirmou a médica veterinária da Sempab, Ester Maria. Além disso, os feirantes foram orientados a adquirir o pescado de empresas que possuam os selos dos serviços de inspeção municipal, estadual ou federal (Sim, Sie ou Sif).

A palestra realizada para os feirantes da Betânia é a primeira dentro de um ciclo que vai ser promovido pela Prefeitura de Manaus para orientar feirantes.