Publicidade
Manaus
Manaus

Paradas de ônibus da avenida Constantino Nery são remanejadas por causa do BRS

Os ajustes de cinco pontos de embarque e desembarque do transpote coletivo urbano estão sendo realizados para melhorar o recém-implantado BRS. As paradas irão para 30 metros de distância da onde estão atualmente 11/02/2014 às 18:51
Show 1
Paradas de ônibus que estavam alinhadas com plataformas do BRS mudam de lugar
acritica.com* Manaus (AM)

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) iniciou, nesta terça-feira (11), o remanejamento de alguns pontos de ônibus da avenida Constantino Nery que estavam em paralelo com as plataformas do sistema BRS (Bus Rapid Service). A medida faz parte dos ajustes necessários na fase experimental de funcionamento do sistema para aprimorar a operação dele.

As paradas estão sendo realocados para 30 metros de distância do local anterior. No sentido Bairro/Centro, quatro paradas foram alteradas: duas no trecho entre a Rodoviária e a rua Lóris Cordovil, uma próxima ao Millennium Shopping e a outra próxima ao Olímpico Clube. No sentido Centro/Bairro, um ponto foi remanejado próximo ao Millennium Shopping.

No último sábado (08), seis linhas de ônibus passaram a fazer o embarque e desembarque de passageiros nas oito plataformas do sistema BRS localizadas ao longo da avenida Constantino Nery.

O titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Pedro Carvalho, disse que a implantação do BRS será de forma gradativa para que a população possa se adaptar às mudanças. “Não podemos implantar todo o sistema de uma vez. É preciso dar tempo para observar o funcionamento dele e assim poder adotar medidas, ao longo do processo, que sejam necessárias para aprimorá-lo”, ressaltou Carvalho.

“Pedimos um pouco da compreensão e paciência da população durante esses primeiros dias. O transporte coletivo transporta mais pessoas do que os veículos particulares e precisa ser priorizado. Em Manaus, 58% da população utiliza o transporte público para se deslocar”, acrescentou.

Ainda segundo o superintendente, a utilização de faixas exclusivas para o transporte coletivo é uma medida que já foi adotada com sucesso nas maiores capitais do país e Manaus precisa caminhar no mesmo sentido visando à melhoria do transporte público.

Além da avenida Constantino Nery, deverão ter faixas exclusivas para a circulação de ônibus do transporte coletivo as avenidas Jornalista Umberto Calderaro Filho, Mário Ypiranga Monteiro, Getúlio Vargas, Coronel Teixeira e o Boulervad Álvaro Maia. Nestas vias, a pista exclusiva para os ônibus será do lado direito.

*Com informações da assessoria de imprensa da SMTU