Publicidade
Manaus
Manaus

Paradas de ônibus em Manaus viram pontos de drogas

A CRÍTICA flagrou três locais onde usuários tomaram o lugar de passageiros 11/07/2012 às 09:27
Show 1
Gerônimo disse gostar do local por que não é incomodado por ninguém
jornal a crítica Manaus

As ruínas do que um dia foi um ponto de ônibus do sistema Expresso, hoje servem de abrigo para marginais que assustam os moradores e comerciantes que precisam conviver com usuários de drogas e o perigo de assaltos no local. Há cerca de quatro dias, na avenida Torquato Tapajós, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, um morador de rua, identificado apenas como “Gerônimo”, decidiu fazer da parada abandonada a sua casa. Em plena luz do dia, foi possível flagrar o consumo drogas como maconha e “tíner”.

Para dormir, o usuário improvisa pedaços de colchões e lençóis velhos, além de uma rede amarrada nos ferros da estrutura. E é com pedaços de madeira e panelas retiradas do lixo que, no local, ele também improvisa a refeição.

Sob efeito de muita droga, ele apenas revelou que mora na rua há muitos anos e vive com a ajuda das pessoas. “Eu gosto daqui, é tranquilo e ninguém me incomoda. Não tenho outro lugar pra ir”, relatou Gerônimo.

Segundo o comerciante Antonio Paulo Ferreira, 52, à noite a situação piora. Ele explica que o fluxo de pessoas diminui e outros moradores de rua se reúnem no local para consumir mais drogas. “Muitas pessoas que utilizam a passarela, ficam com medo, porque quando a droga deles acabam, eles roubam as pessoas que passam. A situação é triste e alguém tem que fazer algo”, disse.

O problema também acontece em outras localidade na cidade, na alameda Cosme Ferreira, Coroado 2, Zona Leste, próximo à feira coberta do bairro, e na  avenida Constantino Nery, Chapada, Zona Centro-Sul, moradores reclamam que à noite poucas pessoas se arriscam a atravessar a via nas proximidades dos ponto abandonados, que são abrigos para marginais.

A diarista Fátima Pereira, 41, disse que já presenciou inúmeros assaltos no ponto abandonado do Coroado.  “Essas paradas de ônibus não servem mais para nada e deveriam ser retiradas. Minha filha já teve que correr de bandidos que ficam lavando os vidros dos carros no local e pedindo dinheiro das pessoas que passam. Eles ainda ameaçam”, desabafou.

Pontos do Expresso serão revitalizados
A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou, por meio de assessoria, que possui um projeto de revitalização das plataformas dos pontos do sistema Expresso, e que deverá ser implantado até o fim da atual gestão, o que irá permitir mais segurança à população.