Publicidade
Manaus
Cotidiano, Saúde, Carretas da Mulher, Saúde da Mulher, Semsa

Parque Municipal do Idoso e Parque Lagoa do Japiim recebem “Carretas da Mulher” na próxima semana

Unidades Móveis de Saúde realizam exames de mamografia, ultrassonografia e coletas de preventivo do câncer do colo do útero 28/09/2012 às 18:22
Show 1
Em um ano de funcionamento as Carretas da Mulher já realizaram mais de 50 mil exames
acritica.com Manaus

A partir da próxima quarta-feira (3), as “Carretas da Mulher iniciam um período de 15 dias úteis de atendimento no Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Sul de Manaus e no Parque Lagoa do Japiim, no bairro do Japiim, zona Centro-Sul.

Esta semana, as “Carretas da Mulher” concluíram um período de atendimento nos bairros da Alvorada, zona Centro Oeste; Monte das Oliveiras, na zona Norte; e na rua Ferreira Pena, área central da cidade, onde ficaram desde o início deste mês, oferecendo os serviços de mamografia, ultrassonografia e coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero. 

As “Carretas da Mulher” funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. No caso dos exames de mamografia e ultrassonografia é necessário apresentar requisição médica.

Este encaminhamento é feito pelas unidades de saúde da rede municipal que funcionam no entorno dos locais de atendimento.

Para coleta de preventivo do câncer de colo do útero, o agendamento é feito na própria unidade móvel, mediante triagem da equipe de atendimento.

Desde que começaram a funcionar, em agosto do ano passado, até 30 de agosto deste ano, as “Carretas da Mulher” já realizaram 14,9 mil mamografias; 21,7 mil ultrassonografias; e 13,8 mil coletas de preventivo do câncer do colo do útero, totalizando 50,3 mil exames.

Outros serviços
Além das seis Unidades Móveis de Saúde voltadas para o atendimento das mulheres, a Prefeitura de Manaus tem em funcionamento mais quatro Unidades Móveis Odontológicas e duas Unidades Móveis Médico-Laboratorial que atendem, prioritariamente, nas escolas da rede pública municipal.

As próximas a receber o serviço são a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ana Mota Braga, que fica no bairro de São Francisco, e EMEF Francisca Gomes Mendes, na Compensa II. O atendimento nestes locais terá início no dia 10 de outubro.