Publicidade
Manaus
Manaus

Parque Rio Negro, no São Raimundo, recebe os últimos retoques antes da inauguração

Operários trabalham em ritmo acelerado para entregar o novo parque Rio Negro à população nesta quinta-feira (29), às 19h 29/04/2015 às 13:54
Show 1
A obra do parque Rio Negro, localizado na beira rio de São Raimundo, integra uma das etapas do Programa de Saneamento dos Igarapés de Manaus e será um novo ponto de observação e lazer da cidade
Kelly Melo ---

CONFIRA GALERIA DE IMAGENS

Faltam poucos “retoques” para a inauguração do Parque Rio Negro, localizado no bairro São Raimundo, na Zona Oeste, prevista para esta quinta-feira, às 19h. A obra, realizada pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim III), é tida como o mais novo cartão-postal da capital e foi orçada em R$ 50,7 milhões

Situado de frente para o Rio Negro, na orla do bairro São Raimundo, o Parque Rio Negro vai funcionar nos mesmos moldes do Parque Jefferson Perez Perez, no Centro da cidade.

Destinado para a promoção do lazer, cultura e práticas esportivas, o novo ponto turístico conta com uma área de aproximadamente 36 mil m²  e é composto por pistas de caminhada, jardins, um pequeno terraço, quatro mirantes, quiosques uma academia ao ar livre, playground e estacionamento.

Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), responsável pela execução da obra, a administração do complexo ficará a cargo da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Novas fases do Prosamim 3

Ainda de acordo com a SRMM, as obras desta etapa do projeto foram iniciadas em 2013 e concluídas conforme o cronograma.  A secretaria também destacou que outras etapas do Prosamim 3 devem ser concluídas até o ano que vem, como a revitalização do sistema viário do bairro Presidente Vargas e a extensão da área residencial da quadra-bairro Mestre Chico, localizado no trecho entre as ruas Silva Ramos e Leonardo Malcher, no Centro.


Nesta fase do projeto, de acordo com a secretaria, mais de 19 mil pessoas serão beneficiadas diretamente na Bacia do São Raimundo e outras 50 mil serão beneficiadas indiretamente com a promoção da qualidade de vida.

Primeira etapa concluída

No ano passado, a Estado inaugurou a primeira etapa do Prosamim 3 com a entrega de 216 apartamentos do conjunto residencial.  As casas foram entregues a um total de 1,1 mil pessoas que vivam em condições precárias na orla do bairro. Além do São Raimundo, os bairros Aparecida, Glória, Presidente Vargas e Centro serão atendidos pelo Prosamim 3.

Atrações

A inauguração do complexo turístico e de lazer está confirmada para esta quinta-feira, às 19h, com a participação do governador José Melo. 

R$ 50,7 milhões é o valor do investimentos aplicado pela SRMM para a revitalização da orla do São Raimundo e a construção do Parque Rio Negro. O projeto foi executado com recursos do governo do estado em parceria com o BID.



Blog: Américo Loureiro, morador antigo  do São Raimundo

 “Moro há 73 anos no bairro, aqui me criei,  me casei, criei meus filhos e construi a minha vida. Esse bairro é uma das minhas paixões e ficou muito feliz de ver que o lugar que eu me criei está recebendo um obra desse porte. O local que dava lugar às palafitas agora dá espaço a esse belo parque. Eu vivi a época do paraíso nessa cidade e quando vejo isso aqui, me lembro de quando  corria e brincava no rio todo dia. A noite quando olhamos para o ponte Rio Negro, lembro que naquela época, nem sonhávamos com essas mudanças  quando éramos crianças. Não tenho dúvidas de que todos os moradores do bairro vão sair ganhando com as melhorias que estão."