Publicidade
Manaus
Manaus

PC cumpre 5 mandados de busca na operação ‘Todos pela vida’

Os mandados de prisão foram emitidos contra pessoas que cometeram crimes como homicídio, latrocínio, estupro e tráfico 17/04/2015 às 19:26
Show 1
Dos que foram apresentados ontem pela manhã, quatro são acusados de crime de homicídio e um por roubo
joana queiroz ---

A Polícia Civil deu cumprimento a cinco mandados de prisão preventiva por meio da operação Todos Pela Vida”, deflagrada pela Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP). Foram presos Diodete Pontes Pereira, 48, Rafael Lima da Silva, 32, Stanley dos Santos Sacramento, 43, Joel da Silva Neves Filho, 41, e Gabriel Serrão Matos, 22. O titular da DECP, Antônio Rondon, disse que a operação foi deflagrada no início deste mês. Além das prisões de ontem, outras dez já haviam sido efetuadas.

O delegado contou que o objetivo da operação é dar cumprimento de no mínimo 30 mandados, até o final deste mês. De acordo com ele, são mandados de prisão de pessoas que cometeram crimes contra a vida, como homicídio, latrocínio, estupro e tráfico de droga.

Dos que foram apresentados ontem pela manhã, quatro são acusados de crime de homicídio e um por roubo.

Segundo o delegado, Diodete foi preso na Vila Ariau, no município de Manacapuru (a 84 km de Manaus). Ele estava sendo procurado por ter assassinado José Edmílsom de Castro, em setembro de 1999. O crime aconteceu na comunidade Bela Vista, Zona Leste e foi motivado por uma discussão por conta de uma vala na rua onde os dois moravam.

Já Rafael, foi preso na rua Polivalente no bairro Japiim, Zona Sul. De acordo com o delegado Rondon, este seria o mandante do homicídio de Silas da Silva Maciel, 18,  ocorrido em março de 2011, na rua 1º de Maio, no bairro da Glória, Zona Oeste. Silas foi executado com três tiros, quando caminhava na companhia de um amigo, pela rua 1º de maio, Glória, Zona Oeste.

Um policial militar da 5ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), disse que moradores da área informaram que Silas foi executado por estar devendo um chefe do tráfico daquela Zona. Para a polícia, o caso pode ter sido mais um acerto de contas oriundo do mundo do tráfico de drogas, já que há suspeitas que a vítima tinha ligação com o tráfico no bairro onde morava. O mandado de prisão de Rafael, foi expedido pela 3ª Vara do Tribunal do Júri Mauro Antony  no dia 13 de fevereiro de 2015.

Um outro criminoso preso é Stanley dos Santos Sacramento, o “Teté”, 43. Os policiais encontraram o criminoso, na casa dele no beco Amazonas, bairro Educandos, Zona Sul. Ele é acusado de ter assassinado Michel da Silva Santos, ocorrido no dia 12 de fevereiro de 2013, por agressão física. A vitima foi atacada por “Teté” e Euden da Silva, o “Tequinho”, e foi espancado até a morte. A motivação foi dívida que a vítima com os acusados.

Joel foi preso na rua Rodolfo Teófilo, no bairro Amazonino Mendes, 2, Zona Norte. Ele é acusado de ter assassinado Zaqueu Ferreira Macedo no dia 7 de julho de 2007, na rua C do bairro Novo, Zona Leste. O crime foi motivado por uma discussão. Zaqueu acusava Joel de ser traficante de droga. Gabriel foi preso em via pública na avenida Getúlio Vargas, centro. O processo dele corre em segredo de Justiça.